Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe municípios vizinhos para debater sobre uso de tecnologia

0
44
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicácio

O Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebeu a visita das equipes das Prefeituras de Tapurah, de Nova Mutum e de Primavera do Leste, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26). Os municípios vizinhos foram convidados para uma troca de experiências e de vivências, em prol do fortalecimento da tecnologia e inovação.

O responsável pelo setor de TI em Lucas do Rio Verde, Luiz Barbosa, reforça que esta integração com os municípios vizinhos é de extrema importância, pois beneficia a todos por trazer mais tecnologia, com custos reduzidos.

“É muito importante trocar experiência com as prefeituras que têm o mesmo perfil socioeconômico, voltado ao agronegócio, para buscarmos sempre o alinhamento e conseguir implantar novas tecnologias. A ideia também é a gente começar a trazer grandes fornecedores de tecnologia e de inovação do eixo do sul e sudeste, onde está concentrada a maior parte dessas tecnologias implantadas, como SP, BH, RS e SC. Começar a trazer isso aqui para gente fazer assim como já fazemos com a agricultura de precisão, por exemplo. É interessante para os fornecedores, comercialmente falando, quando tem um grupo de municípios, pois eles acabam oferecendo valores melhores, viabilizando visitas e apresentação de seus trabalhos, e assim, implantarem seus serviços em municípios vizinhos. Com isso, o nosso mercado começa a ficar mais vantajoso para estes fornecedores de ponta”, explicou Luiz.

O gestor ainda reforçou que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde pretende realizar workshops para fortalecer a troca de conhecimento com os municípios vizinhos.

Durante os dois dias de atividades, a equipe municipal pôde apresentar aos visitantes os programas e políticas em andamento, como o projeto do papel zero, que visa reduzir a emissão de documentos físicos e os sistemas de videomonitoramento, que estão sendo implantados por meio do programa “Cidades Inteligentes”, que tem como objetivo promover a segurança dos luverdenses por meio do uso de tecnologia, com câmeras sensíveis ao movimento, em tempo real, em pontos estratégicos da cidade.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem chamado a atenção nacionalmente pelo uso de ferramentas a seu favor. Em abril deste ano, o Município recebeu a visita de equipes de Rio Branco/AC, para troca de conhecimentos no ramo de georreferenciamento.

A tecnologia é utilizada pelas secretarias de Planejamento e Cidade (Geotecnologias e Georreferenciamento), de Segurança e Trânsito (videomonitoramento, por meio das câmeras que serão instaladas) e de Administração (Cidades inteligentes).

Por Ascom Prefeitura/Lina Obaid