Banco Central vai reduzir limite de transferências com Pix à noite

0
53
Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

O Banco Central vai reduzir o limite de transferência do Pix à noite para R$ 1.000,00 com objetivo de evitar crimes, como sequestro relâmpago, e fraudes eletrônicas. O limite será para o período das 20h às 6h. Atualmente, o limite da transferência noturno com Pix é igual ao limite do cartão de débito da pessoa.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, João Manuel Pinho de Mello, destacou que a medida foi tomada com base em dados tanto dos casos de crimes violentos quanto do uso que as pessoas fazem do Pix no período noturno.

Segundo o Banco Central, a cada 100 mil transferências com o Pix, uma tem indício de fraude, considerando o período de novembro do ano passado até agosto deste ano. Com isso, são 38 mil transferências identificadas com indícios de fraude com o Pix em um universo de 3,8 bilhões de transações.

O novo limite será imposto a todos os usuários, porém, a pessoa terá a opção de aumentar esse limite, caso queira. Mas o aumento só será autorizado de 24 a 48 horas após a solicitação. Além disso, o usuário poderá aumentar o limite para contas conhecidas, já pré-cadastradas.

O Banco Central vai ainda obrigar os bancos a alertarem os clientes sempre que uma conta for suspeita de ser usada para fraudes ou crimes. Atualmente, esse aviso por parte das instituições financeiras é opcional.

O diretor da instituição, João Manuel Pinho de Mello, ressaltou ainda que o Banco Central vai exigir mais informações dos bancos sobre indícios e suspeitas de fraudes.

De acordo com o diretor do Banco Central, as novas restrições e medidas devem entrar em vigor nas próximas semanas, dando um prazo para que as instituições financeiras se adaptem, mas ainda não há data determinada.

Por Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional – Brasília