Corrida ‘33 anos de Lucas do Rio Verde’ marca retomada do atletismo no município

0
53
Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios

Em comemoração ao aniversário do município, a Corrida e Caminhada Lucas do Rio Verde 33 anos aconteceu na tarde deste sábado (28) e reuniu, além dos luverdenses, atletas da região que estavam aguardando o retorno das corridas de rua. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e patrocinadores.

Oficialmente, a corrida começou às 17h, mas a equipe da organização esteve lá no local desde o início da tarde quando começou a entrega dos kits. Cada um dos 150 inscritos recebeu uma camisa do evento, além do número de peito.

O pessoal da escolinha Correndo a Mil, assim como outros grupos tradicionais do município, marcou presença. O professor Maurício, conhecido como “Corredor”, comentou sobre os desafios da competição. “Esse horário é muito bom, principalmente nesse momento de muita seca, e isso ajuda o atleta”.

Maicon Desorge, da equipe Colombo, do município de Paranaíta, ficou em primeiro lugar na categoria B (30 a 39 anos) masculino. O atleta fez o percurso de 5 km em 16’17”. “Nossa equipe já vinha treinando há muito tempo, infelizmente a pandemia fez com que as corridas de rua fossem suspensas, mas estou feliz pelo resultado de hoje”.

Na categoria de 40 a 49 anos, Antônio Nunes, da cidade de Juara, foi quem cruzou a linha de chegada primeiro. “A prova foi difícil, achei que fosse mais fácil e mais rápido. Eu não achava que ia ganhar, mas vim preparado para dar o meu melhor”, disse o atleta que finalizou a corrida em 16’19”.

A corrida deste sábado é a primeira de quatro etapas previstas para acontecer até o fim do ano. Para a Secretaria de Esporte e Lazer, todas essas edições servirão para o ranqueamento municipal dos atletas. “Estamos retornando as corridas de rua, da modalidade atletismo, e vamos estabelecer critérios aos atletas que devem representar o município em edições regionais e nacionais”, disse o secretário Jackson Lopes.

Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, a retomada dos eventos esportivos acontece na medida em que a vacinação contra a Covid-19 avança. Somente nesta semana, mais de 6,5 mil luverdenses foram imunizados com a primeira dose. “Ainda com limitações, mas essa corrida é muito simbólica. Primeiro por conta do aniversário, 33 anos da cidade, e em segundo por conta dessa sensação de liberdade, estamos voltando a vida ao normal, mesmo que aos poucos. Estamos otimistas com os números, avançando na vacinação, então é um momento de muita alegria para os luverdenses, assim como para esses atletas de toda a região”, disse Miguel Vaz.

Além da Secretaria de Esporte e Lazer, o evento é uma realização do Saae. O diretor da unidade, Mauricio Fossatti, parabenizou a organização da corrida. “Temos que parabenizar a secretaria, nesses 5 km de corrida, um evento para fomentar o esporte na cidade, além explorar esses pontos bonitos que a nossa cidade tem para oferecer”.

Logo após os resultados definidos, foram entregues troféus aos melhores colocados, além de medalhas a todos os participantes.

Os resultados por categoria estão disponiveis nos anexos abaixo.

 

ESPORTE E LAZER

Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior