Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Mato Grosso vai aplicar 3ª dose da vacina contra covid-19 na segunda quinzena de setembro

Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou, no último fim de semana, que Mato Grosso vai começar a aplicar a terceira dose de vacina contra o novo coronavírus na segunda quinzena de setembro.

Segundo ele, a aplicação será de reforço e prevenção diante do aumento de casos das novas variantes Delta e Alpha em todo o país.

Os primeiros a serem imunizados serão idosos com mais de 70 anos, priorizando as pessoas em tratamento de câncer e AIDS.

Ainda de acordo com Figueiredo, a aplicação será em todas as pessoas destes grupos, por serem mais vulneráveis, independente da vacina que tiverem tomado. A dose de reforço será da Pfizer ou Janssen.

O secretário explica que, com variantes novas chegando, que não existiam ao momento em que as vacinas foram produzidas, essa é a preocupação de um reforço, até porque não se sabe exatamente o quanto essas novas cepas podem interferir nessa cobertura de imunidade da população. Uma decisão preventiva que é bem avaliada por todos os especialistas da área.

A respeito da vacinação de adolescentes, que já começou em alguns estados, mas não em Mato Grosso, Gilberto Figueiredo elogiou o planejamento de alguns municípios como Várzea Grande, que já começaram o pré-cadastro deste grupo.

Figueiredo disse que o Ministério da Saúde sinalizou que vai começar a vacinar pessoas dos 12 aos 17, e dentro desse grupo os adolescentes que têm comorbidades, que são deficientes.

Para o secretário Nada melhor do que estar preparado para isso. Ele acredita não precisar esperar a chegada da vacina para ir cuidando do planejamento.

Sair da versão mobile