PF deflagra operação no PR e em Lucas do Rio Verde contra suspeitos de importar defensivos agrícolas ilegais

0
49
© Polícia Federal

Três suspeitos de importar, comercializar e transportar defensivos agrícolas ilegais foram presos em uma operação da Polícia Federal no oeste do Paraná, na manhã desta terça-feira (31).

De acordo com as investigações, a organização criminosa, sediada em Santa Terezinha de Itaipu, entrava no país com os produtos ilegais pelo Lago de Itaipu.

Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Ubiratã e Irati, no Paraná, e em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

Foram presos o homem apontado como líder do grupo e dois auxiliares dele.

Segundo a PF, a importação dos defensivos acontecia em pequenas embarcações que utilizavam portos clandestinos da região. Em seguida, os agrotóxicos eram armazenados em entrepostos em Santa Terezinha de Itaipu e Ubiratã até serem comercializados.

Os produtos eram distribuídos no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Amazonas e Pará.

O produto importado pela organização era o benzoato de emamectina, que, segundo a polícia, era proibido no Brasil até 2017. Depois disso, o produto foi liberado em concentração máxima de até 5%, mas a organização usava concentrações até seis vezes acima do permitido.

De acordo com a Polícia Federal, a importação acontecia em comboios de três a cinco embarcações em direção agressiva, com risco de dano ambiental no Rio Paraná.

Fonte: G1 PR com Redação