PRF apreende madeira ilegal no município de Santo Antônio do Leverger

0
44
Foto: Secom PRF MT

No dia 30 agosto, na BR 364, KM 387, município de Santo Antônio do Leverger, foi abordado um caminhão Mercedes Benz conduzido por um homem de 44 anos. No momento da abordagem foi constatado que o veículo estava carregado com madeira serrada.

A equipe solicitou, então, a documentação para comprovação da legalidade para o transporte da madeira e o condutor apresentou a Guia Florestal expedida via Secretaria do Meio Ambiente do estado do Mato Grosso (SEMA), que tinha prazo de validade para o MT até 04/09/2021. Indagado sobre o local do carregamento o motorista afirmou, inicialmente, que havia efetuado o carregamento em 29/08/2021 nas proximidades do município de Santa Carmen-MT, entretanto, entrou em contradição e posteriormente alegou ter realizado o carregamento em Sinop-MT.

Diante das declarações controversas, foram realizadas novas pesquisas aos sistemas, constatando-se que o veículo havia sido carregado com madeira no dia 28/08/2021 no estado do Pará. O objetivo da fraude tem por base dar aparência de legalidade à madeira extraída ilegalmente da Amazônia legal e processada para venda interestadual. A ocorrência foi encaminhada ao IBAMA e Polícia Civil em Cuiabá/MT.