As cidades de Acorizal, Matupá e Torixoréu, realizaram novas eleições neste domingo.
Os eleitores foram às urnas para escolher novos prefeitos.
Em Acorizal, Diego Taques, do PSD, foi eleito prefeito com dois mil 758 votos, 55,04% dos votos válidos. Ele tem como vice Wbiracy Vilela, do Podemos.
Diego era vice-prefeito de Meraldo Sá, cassado pela Justiça Eleitoral por ter sido condenado em 2018 por improbidade administrativa.
Os eleitores de Matupá escolheram Bruno Mena, do DEM. Ele venceu a eleição com quatro mil 460 votos, 55,58%.
A história se repete em Matupa, já que Bruno era vice-prefeito. O ex-prefeito, Fernando Zafonatto, do DEM, foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, também por improbidade administrativa.
O tucano Thiago Timo foi efetivado no cargo de prefeito de Torixoréu.
Thiago, era vereador, foi eleito presidente da câmara e já administrava o paço municipal desde que a Justiça cassou o mandado da ex-prefeita Inês Mesquita Coelho.
Inês teve o registro de candidatura indeferido porque era esposa do ex-prefeito de Torixoréu, Odoni Mesquita, que comandou o município entre 2013 e 2016. Inês foi eleita em 2016, concorreu as eleições de 2020 com registro indeferido, ganhou o pleito, mas foi obrigada a deixar a prefeitura pelo TSE.
No Brasil, a Justiça Eleitoral proíbe mandatos consecutivos de um grupo familiar.
Thiago assume de vez a prefeitura de Torixoréu com aval de mil 489 eleitores, um total de 55,09% dos votos válidos. Ele tem como vice Jose Wilton.