Encontro marca o encerramento da campanha Agosto Dourado em Lucas do Rio Verde

0
49
Foto: Ascom Prefeitura/ Patricia Pires

Durante todo o mês de agosto, em Lucas do Rio Verde, profissionais dos PSFs e da rede de apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) desenvolveram campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação. Propostas no Agosto Dourado, as ações fazem parte da agenda nacional e internacional da valorização ao aleitamento materno. Além dos encontros e salas de esperas nos PSFs, os profissionais da rede pública de saúde também receberam capacitações sobre desenvolvimento infantil.

Agosto Dourado é simbolicamente conhecido como o mês que faz alusão à importância do aleitamento materno. No Brasil e no mundo, a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é sobre a amamentação exclusiva para que o leite materno seja o único alimento do bebê com até seis meses de idade, mesmo em regiões muito quentes.

Para marcar o encerramento do mês, na manhã desta terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma recepção para gestantes e lactantes atendidas pelos PSFs. Na oportunidade, as pacientes tiveram uma roda de conversa sobre educação financeira e também informativo sobre os marcos do desenvolvimento infantil, com a pediatra Glicia Dalmaso. O evento e algumas ações do mês contaram com apoio do Sicredi.

Nesta terça-feira, durante a tarde, o PSF VIII Bandeirantes convidou gestantes e lactantes para uma tarde de descontração, troca de experiências e informação, com a presença do pediatra Alexandre Mussio e do médico Ariovaldo Hideo Saiki da Silva.

SEMANA DO BEBÊ
Outro destaque também no mês de agosto é a Semana do Bebê. Esta semana é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dedicada a promover os cuidados e garantir o desenvolvimento integral e saudável das crianças nos primeiros anos de vida.

Em 2021, com o tema “Por um olhar para a inclusão de crianças: garantindo os direitos das crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras”, algumas secretarias municipais realizaram atividades relacionadas aos cuidados e bem-estar social na primeira infância.

Nesta proposta, a Secretaria de Saúde apresentou a nova Carteira de Gestante, personalizada para as munícipes de Lucas do Rio Verde. Este é um documento importante que registra consultas, exames, dúvidas, acompanhamento médico e odontológico na gravidez, além de conter orientações pré e pós-parto.

Profissionais da Saúde e da Educação receberam capacitação para entender os marcos do desenvolvimento infantil.

Na Educação, nutricionista da rede municipal interagiu em escola com dicas de bons hábitos para uma alimentação saudável.

Maternidade e primeira infância foram temas de palestra para mães e gestantes amparadas pela Assistência Social.

Com objetivo estreitar a relação entre a mãe e o bebê, a Secretaria de Cultura mediou uma roda de conversa sobre o livro As 5 Linguagens do Amor das Crianças, de Gary Chapman e Ross Campbell.

Em ação especial, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ensinou crianças na faixa etária de 4 anos a plantar mudas de árvores, um incentivo à educação ambiental.

Além disso, foi desenvolvida a ação Vitrine do Bebê, parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (Acilve), voltada para lojas com o público de gestantes, lactantes e infantil. Outro ponto a ser destacado é o Varal Solidário, que permaneceu até o final do mês de agosto para arrecadação de roupas, calçados e brinquedos infantis que serão doados às famílias carentes do município.

Para encerrar a Semana do Bebê em Lucas do Rio Verde, o prefeito Miguel Vaz e primeira-dama Janice Vaz Ribeiro parabenizam a pequena Sarah Ojeda Felix de Barros e família. A recém-nascida ganhou o título de Bebê Prefeita, uma das ações do Selo Unicef.

A Semana do Bebê contou com apoio Sicredi, UniLaSalle, Acilve, Hospital São Lucas, CMDCA, Conselho Tutelar, e é uma campanha do Agosto Dourado, mês do aleitamento materno.

Saiba mais sobre a iniciativa em https://www.unicef.org/brazil/semana-do-bebe

Por Ascom Prefeitura/Duana Souza