Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Mato Grosso pode sofrer com apagões por causa da seca extrema, admite Sema

Foto: Reprodução

O risco de apagão em Mato Grosso não é descartado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, caso a situação dos reservatórios de água não melhore nos próximos dias.

Segundo a secretária da Sema, Mauren Lazzaretti, todo o país está na mesma situação e o Estado também sofrerá as consequências.

Ela lembrou que em caso de apagão, ele vai ser para o país todo. É um risco que o Brasil todo corre, se não tiver condição de suprir essa baixa na geração de energia, por conta de os reservatórios estarem abaixo dos níveis normais, é o que vamos ter que conviver, lamentou Mauren.

“Todos os nossos reservatórios estão abaixo da expectativa, basta ver que Manso está cinco metros abaixo do que era esperado”, destacou a secretária.

De acordo com Mauren Lazzaretti, a Sema tem acompanhado o monitoramento de Furnas quanto ao nível de água na usina de Manso, que fica próxima a Cuiabá.

“A seca atinge todos os setores e não só esse reservatório, mas todos os reservatórios do Brasil estão sofrendo com essa seca extrema”, lembrou a secretária.

Já o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque pediu o envolvimento de toda a sociedade para evitar apagões e racionamento de energia nos próximos meses.

Bento descartou o risco de “apagão” e de falta de energia elétrica no Brasil em 2021.

Ele reconheceu, no entanto, que será necessária muita atenção, além da adoção de medidas “excepcionais” para garantir o abastecimento.

O país entrou no período de seca com o pior volume de chuvas registrado nos reservatórios em 91 anos.

Bento Albuquerque, pediu ainda a colaboração da população para economizar energia e água devido à crise hídrica.

Sair da versão mobile