Pesquisa mostra aumento do endividamento entre as famílias cuiabanas no mês de agosto

0
50
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

A última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidordo mês de agosto, voltou a registrar aumento no número de famílias endividadas na capital mato-grossense, Cuiabá, chegando a 74,9%.

Apesar do crescimento da inadimplência, a pesquisa mostrou ainda que há um movimento de queda no indicador.

Na avaliação do presidente da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a melhora do emprego e o acesso ao crédito tem ajudado as famílias a liquidarem as dívidas.

“As famílias têm planejado melhor os seus gastos para que as dívidas não se acumulem e não se tornem um problema, uma bola de neve”, explicou Wenceslau.

A facilidade com o uso do cartão de crédito faz com que a maioria da população tenha este tipo de dívida como principal, representando 72,8% do total.

São 4,6 pontos percentuais a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Já a parcela da renda comprometida com dívida apresentou leve aumento no mesmo período, de 23,5% para 24,7%.

Para o diretor do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, Maurício Munhoz, a alta dos juros pode interferir no aumento da inadimplência.

“O uso do cartão de crédito, que é utilizado pela maioria da população, pode encarecer as dívidas das famílias”, alertou Munhoz.