Lucas do Rio Verde supera meta de vacinação contra a Gripe (Influenza)

0
44

O saldo da vacinação contra a Gripe (Influenza) foi positivo em Lucas do Rio Verde. Com cobertura vacinal de 93,3%, o Município superou a meta nacional do Ministério da Saúde que propõe 90% das pessoas imunizadas. A campanha teve início em 14 de abril em todos os PSFs e, até o encerramento, em 31 de agosto, imunizou 20.514 pessoas.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, destaca a dedicação dos profissionais nas unidades de saúde para que o máximo de pessoas pudessem ser imunizadas.

“Tivemos muito apoio e empenho dos profissionais que estão nos PSFs, eles que se dedicaram para que as pessoas, especialmente dos grupos prioritários, comparecem para a vacinação contra Gripe. Sabemos que foi um desafio extra, especialmente com outra grande campanha de vacinação [Covid-19] acontecendo simultaneamente. Então, o sucesso se dá a esse trabalho conjunto”, afirma Cláudia.

A campanha foi dividida em três etapas. Na primeira contemplou profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças de seis meses até seis anos de idade. Na sequência, incluiu professores, monitores de escola e idosos acima de 60 anos de idade. Já na terceira etapa foram convocadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores da área de transportes, forças de segurança e salvamento, forças armadas e população privada de liberdade, conforme grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A campanha contra a Gripe já foi oficialmente encerrada, mas ainda restam doses da imunizante, recebidas inicialmente pelo Município. Dessa forma, a Secretaria de Saúde explica que, mesmo tendo atingido a cobertura vacinal proposta, as pessoas que ainda não foram vacinadas podem comparecer aos postos de saúde para garantir a imunização contra a Gripe, enquanto durarem os estoques. Caso compareça, o cidadão deve levar documento oficial com foto e carteira de vacinação.

Quanto aos prazos, se alguém recebeu qualquer tipo de vacina recentemente, deve aguardar 14 dias para que possa ser imunizado novamente contra qualquer outra doença. Além disso, em caso de sintomas gripais, adie a vacinação.

Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza