Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Covid-19: Município ainda não recebeu doses previstas para vacinação de crianças e adolescentes

Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que a Nota Técnica nº 36/2021, de 02 de agosto de 2021, do Ministério da Saúde, apresenta a inclusão de crianças e adolescentes (12 a 17 anos) com ou sem deficiência permanente, comorbidades e os privados de liberdade, bem como as gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, para a vacinação contra a Covid-19.

Contudo, conforme registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por ora, a vacina da marca Pfizer é o único imunizante autorizado para o uso em crianças e adolescentes com 12 anos de idade ou mais.

Como, neste momento, não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, as vacinas deverão ser aplicadas seguindo os grupos prioritários para vacinação, conforme descritos no Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19. As comorbidades que serão convocadas inicialmente estão descritas neste link.

De acordo com o Ministério da Saúde, deverão ser convocados nesta ordem:
a) População de 12 a 17 anos com deficiências permanentes;
b) População de 12 a 17 anos com presença de comorbidades;
c) População de 12 a 17 anos gestantes e puérperas;
d) População de 12 a 17 anos privados de liberdade;
e) População de 12 a 17 anos sem comorbidades.

O Município ainda não recebeu documentos oficiais do Governo do Estado sobre o envio e destinação de doses para esse público e aguarda novas atualizações sobre a vacinação contra a Covid-19. Reitera ainda que, seguindo o trabalho transparente que vem sendo realizado, a medida em que receber as vacinas destinadas a essas faixas etárias, crianças e adolescentes serão convocados para a vacinação. As publicações serão realizadas no site da Prefeitura. www.lucasdorioverde.mt.gov.br 

Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza

Sair da versão mobile