Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Restaurante do Trabalhador atinge 500 refeições diárias em menos de dois meses de funcionamento

Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

O Restaurante do Trabalhador de Lucas do Rio Verde oferta refeição completa e barata para os trabalhadores de empresas da região onde está localizado, no bairro Tessele Junior. Nesta sexta-feira (10), a unidade recebeu para um almoço o prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Vaz Ribeiro e o vice-prefeito, Marcio Pandolfi. Secretários municipais e outras autoridades também estiveram presentes para conhecer de perto a estrutura e os serviços oferecidos atualmente.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma das maiores dificuldades foi encontrar uma empresa para o convênio que conseguisse oferecer as refeições por um preço acessível. Há menos de dois meses, o trabalho foi retomado por uma empresa que venceu a licitação por R$ 9,20 o prato servido no local e R$ 9,70 a marmita – com o custo da embalagem.

“Começamos com 80 pessoas e na semana que vem vamos chegar a 500 refeições por dia. Vale lembrar que todas as empresas são bem-vindas, sejam grandes ou pequenas. Estamos muito otimistas e a nossa meta é cada vez mais aumentar esse número”, comentou o coordenador do restaurante, Arilson Leandro, estimando que até o fim deste ano sejam fechadas 1 mil refeições diariamente.

Ao todo, são 18 empresas cadastradas, que consomem diariamente 250 refeições no restaurante, além de mais 150 marmitas entregues todos os dias. Na próxima segunda-feira (13), o saldo deve ser ainda mais positivo, já que um novo contrato aumentou a entrega, com o fechamento da venda de mais 250 pratos.

O restaurante está situado em uma localização estratégica, pois facilita o acesso dos funcionários de grandes empresas da região Industrial e também do Espaço do Empreendedor. O restaurante emprega atualmente sete funcionários, envolvidos no preparo dos alimentos.

“Os trabalhadores dessa localidade evitam transtornos com o trânsito, por exemplo, sem que haja a travessia urbana, por conta do tráfego intenso na BR-163. Constatamos que tudo está funcionando muito bem e que eles estão sendo bem acolhidos. A perspectiva é muito boa”, pontuou o prefeito Miguel.

O cardápio é elaborado por uma nutricionista e todos os dias os trabalhadores consomem ao menos dois tipos de proteína diferentes, pensando em oferecer os nutrientes necessários para quem realiza trabalho braçal.

“A gente elabora o cardápio respeitando as necessidades diárias em relação ao almoço. Pensamos nas calorias adequadas por pessoa, com carboidratos, proteínas e gordura. O cardápio é muito variado. Temos todos os dias uma variedade de carnes, que são as proteínas, além de várias opções para esses trabalhadores”, explicou a nutricionista responsável pelo restaurante, Crislaine Recalde.

Para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, a municipalidade instalou redes para descanso que podem ser usadas pelos trabalhadores logo depois do almoço.

“Lugar igual a esse é difícil. A comida é ótima, não tem nem sobre o que reclamar. Me sinto muito à vontade”, contou, enquanto descasava no espaço de redes, o trabalhador Chico Xavier.

Sair da versão mobile