Setembro Amarelo: Saúde realiza Dia D de prevenção ao suicídio

0
213
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Música, informação e entretenimento para toda a família. Assim foi marcada a ação do Dia D de Valorização à Vida, realizada na manhã deste sábado (11), pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Na rotária da Igreja Rosa Mística, profissionais de saúde, cultura, assistência social, esporte e direito estiveram disponíveis desenvolvendo atividades que abordavam saúde mental e seus efeitos na sociedade, dinâmicas, testes rápidos de ISTs e informações sobre como e onde buscar ajuda na rede pública de saúde. Além disso, foi montada uma exposição de artesanatos e espaço de contação de histórias e pintura facial para as crianças.

Sebastião Barbosa, 54 anos, aproveitou a ida ao supermercado para fazer uma parada no evento. “Eu nunca tinha ouvido falar de Setembro Amarelo, nem nada disso. Mas agora que estou aqui vejo que é uma coisa muito importante, né? Todo mundo tem que cuidar do corpo e da cabeça também”, afirma o soldador.

Para a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Daiane Silva, existe ainda muito preconceito e tabu em se tratar do assunto saúde mental. “Precisamos falar sobre suicídio, sobre saúde mental. As pessoas entendem quando alguém quebra um braço ou está com gripe, mas não enxergam os transtornos mentais como uma coisa real ou como doenças que também necessitam de diagnóstico e tratamento”, explica a psicóloga.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, destaca a importância da reestruturação do atendimento da saúde mental em Lucas do Rio Verde. “Estamos desde o início do ano fortalecendo esta Rede porque entendemos a importância de estarmos preparados para atender o cidadão nessa demanda também. Pedimos que as pessoas estejam atentas aos sinais da saúde mental. Nós ainda estamos em pandemia e, muito em breve passaremos por isso, mas restarão algumas sequelas deste processo todo”, afirma a médica.

A Rede é formada pela Secretaria Municipal de Saúde, CAPS, NASF, Secretaria de Assistência Social, CREAS, CRAS, Corpo de Bombeiros, secretarias de Esporte e Lazer, de Cultura, de Educação, de Segurança e Trânsito, de Administração (com o Espaço VIDAS), além da Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar.

Onde buscar ajuda?

Lucas do Rio Verde oferece uma rede de assistência aos cidadãos, com cobertura do SUS em diversas unidades.

Para casos de urgência e emergência, das 6h à meia noite, é possível procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM). Na madrugada, até às 6h da manhã, o atendimento emergencial deve ser feito no Hospital São Lucas.

Em casos eletivos, com serviços agendados, as pessoas devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento médico. Só a partir dali, cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).

O CAPS também atende livre demanda de casos graves e moderados, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 11h, na sexta-feira.

Para uma escuta qualificada, disque 188 (ligação gratuita no Estado), canal de apoio disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Além disso, é realizado semanalmente um Grupo de Apoio Psicológico (GAPsi), com encontros toda quinta-feira, das 17h30 às 18h30, no antigo Fórum – Av. Rio de Janeiro (ao lado da Escola Olavo Bilac). O encontro é aberto a toda população e é um espaço de escuta qualificada para abordar temas como ansiedade, depressão, estresse, relações sociais, autocuidado, esgotamento, insônia, suicídio, família, entre outros.