Hospital São Lucas busca habilitação para o ‘Protocolo de Manchester’

0
50
Foto: Assessoria

A equipe de médicos e enfermeiros do Hospital São Lucas de Lucas do Rio Verde, participou do curso de ‘Protocolo de Manchester’ que teve a duração de três dias de forma presencial e online.

Este protocolo é um método internacional realizado pelos principais hospitais do mundo para classificar o risco do paciente por meio de cores, após a triagem. As cores classificadas determinam o tempo máximo de espera, contados à partir do momento em que o paciente dá entrada no pronto atendimento.  A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos a saúde ou grau de sofrimento.

O curso possui três etapas e ao final será realizada uma avaliação para que o hospital conquiste o selo de qualificação do ‘Sistema Manchester de Classificação de Risco’, que vai contribuir na diminuição do tempo de espera, minimizar o descontentamento e evitar erros, como por exemplo, priorizar pacientes estáveis. Também é possível desafogar as filas com transferências para outras unidades.