Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19

0
48

O Município de Lucas do Rio Verde dá início a uma nova fase da imunização da população contra a Covid-19. Nesta etapa deverão ser atendidas crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de idade, com comorbidades, conforme recomendação descrita no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), do Ministério da Saúde.

Para ter acesso à lista de comorbidades e fazer o pré-cadastro, acesse https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br, clique no banner em destaque (cor verde), leia e preencha atentamente todos os campos obrigatórios.

O objetivo do pré-cadastro é organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas e realizar a conferência de documentos fornecidos. O pré-cadastro NÃO É GARANTIA de agendamento ou recebimento da vacina.

Conforme registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por ora, a vacina da marca Pfizer é o único imunizante autorizado para o uso em crianças e adolescentes com 12 anos de idade ou mais.

Como fazer?
Para receber a vacina é preciso primeiramente realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura, que estará disponível até as 18h do dia 30 de setembro. Após esse período todos os cadastros passarão por uma análise para comprovação de comorbidades, que será realizada por uma equipe técnica da Secretaria de Saúde.

No site, obrigatoriamente deverá ser apresentado laudo médico que aponte a comorbidade e comprovante de residência. No site é possível encontrar um modelo de laudo médico disponível para download. Além disso, são aceitos exames e receitas de medicamentos como documentação extra para a comprovação.

Profissionais dos PSFs estão orientados sobre o processo da vacinação (dúvidas sobre receituários, exames médicos e emissão de laudos para a comprovação da comorbidade), bem como proceder com a realização do pré-cadastro, quando necessário (situações em que o paciente não tem instrução escolar ou equipamentos eletrônicos à sua disposição).

O pré-cadastro é feito exclusivamente pelo formulário que está disponível no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Não serão aceitos envios por e-mail ou telefone. Em caso de dúvidas, procure o PSF mais próximo de sua casa ou entre em contato com a Vigilância em Saúde (65) 3548-2502.

Como saber quando vou ser vacinado?
Não haverá contato via telefone ou agendamento prévio da vacinação.

É de extrema importância que a pessoa preencha atentamente os campos com as informações e siga acompanhando a situação cadastral pelo site. Acompanhe a atualização do pré-cadastro neste link.

As pessoas que realizarem a inscrição e tiverem o pré-cadastro aprovado deverão comparecer em dia único de convocação para a vacinação (ainda a ser definido, assim que as doses chegarem ao município).

Gestantes e Puérperas (até 17 anos)
Até o momento, não há necessidade de fazer o pré-cadastro no site. Assim que vierem as doses, serão dadas novas orientações e o fluxo de vacinação será estabelecido para esse grupo.

Jovens e Adolescentes sem comorbidades (de 12 a 17 anos)
Devem aguardar a convocação dos grupos prioritários. Posteriormente serão passadas novas orientações, conforme resoluções do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Mato Grosso.

Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza