Primeira-dama de MT participa da abertura da ‘1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência’ em Vila Bela

0
49
Primeira-dama de MT participa da abertura da '˜1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência'™ em Vila Bela - Foto por: Jana Pessoa

Nesta terça-feira (21.09), aconteceu a abertura da 1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que vai até o dia 23 de setembro no município Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá). O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Superintendência de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para PCD, em parceria com a Prefeitura de Vila Bela.

É a primeira vez que o Governo de Mato Grosso descentraliza a Semana Estadual do PCD para uma cidade do interior. A abertura contou com a presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e também da Diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Nacional dos Direitos dos PCD’s do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Priscilla Gaspar. 

“Mais uma grande ação do Governo do Estado através da Superintendência de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, conduzida brilhantemente pela superintendente Tais Augusta, uma mulher guerreira que sabe melhor que ninguém o quanto precisamos debater esse assunto e mostrar para a nossa sociedade a importância que tem. Agradeço a todos os parceiros que nos ajudaram a promover esse lindo evento que ficará marcado na nossa história, em especial o meu agradecimento ao prefeito de Vila Bela, André Bringsken que abriu as portas para nos receber e contribuiu muito para que esse evento fosse um sucesso. É uma honra participar desse momento tão grandioso e especial!”, disse a primeira-dama do Estado.

“Parabenizo e também agradeço a presença da nossa primeira-dama Virginia, ela que é um exemplo a ser seguido por todas as outras primeiras-damas, pois ela não tem medo, não tem preconceito e acredita na causa da pessoa com deficiência”, disse Priscilla Gaspar, através do sinal de libras.

A 1ª Semana  Estadual da Pessoa com Deficiência traz diversas ações, dentre elas o lançamento da campanha de fraldas geriátricas, bazar peque e leve, esporte adaptado, mergulho adaptado, canoagem, palestras, apresentações musicais, sorteios de prêmios, além de consultas médicas e emissão de documentos. O objetivo é promover a conscientização da inclusão social em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Também foram entregues no evento 500 cestas básicas, kits de higiene e cobertores através dos programas SER Família Solidário e Aconchego.

Para a superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Tais Augusta essa ação é um sonho que se tornou realidade graças a atuação da primeira-dama do Estado e também pelas parcerias.

“Esse evento é um marco na história de Mato Grosso e o Governo do Estado só consegue fazer esse belíssimo trabalho porque temos uma primeira-dama atuante que faz questão de tratar assuntos sobre a inclusão. E com essa parceria junto aos municípios, nós vamos fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas com deficiência. Agradeço também a presença da querida Priscila Gaspar que é  a diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ela que é a ex-secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela é um exemplo para nós e fez questão de estar aqui para nos apoiar”, disse emocionada a superintendente.

No evento o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo firmou o compromisso de repassar a Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade o valor de R$ 1,5 milhão para a construção da Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) no município. “Não faltará recursos do Governo do Estado para investir naquilo que é sua responsabilidade para atendimento às pessoas com deficiência!”, enfatizou o secretário Gilberto.

“Hoje é só o começo do evento e ele já superou as nossas expectativas! A minha palavra de hoje é gratidão, eu agradeço ao Governo de Mato Grosso por ter descentralizado esse evento e trazê-lo ao município de Vila Bela. Vemos aqui a presença maciça do Estado através de diversas secretarias e principalmente na figura da primeira-dama, Virginia Mendes”, disse o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken.

O evento tem como parceiros: Politec, o Ganha Tempo, a Defensoria Pública, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Aprosoja e as secretarias do Estado de Mato Grosso: SECOM, SES, SECEL, SETASC, CASA CIVIL e UNAF, além das empresas apoiadoras Propedia, Newton Kehwald, Coloplast e Ortobras.

Fonte: Luana Daubian Secom-MT
Crédito de imagem: Primeira-dama de MT participa da abertura da ‘˜1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência’™ em Vila Bela – Foto por: Jana Pessoa