Mais de 11.700 cães e gatos são vacinados contra a raiva em Lucas do Rio Verde

0
51
Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

No último sábado (25), a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde convocou donos de cães e gatos para levarem os animais para serem vacinados contra a raiva. Foram imunizados 11.784 animais em todos os PSFs do município.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Nadielle Cruz, fala do cuidado em manter os animais com a carteira de vacinação em dia. “A raiva é uma doença humana, mas é transmitida pela mordedura dos animais. Então, é muito importante fazer essa blindagem nos animais porque, com isso, a gente impede a transmissão para toda a sociedade. Vacinar os animais é questão de saúde coletiva”, explica Nadielle.

Com a ajuda do filho, o senhor Atanazir do Leite levou os três cães para serem imunizados no Dia D da vacinação antirrábica. “Assim como eu preciso me cuidar, me vacinar, eu acredito que os animais também precisam. Lá em casa eles são parte da família, então hoje todos vieram ser vacinados. Eu penso que se você tem um animal tem que cuidar. Se não puder fazer isso, deixa para alguém que possa cuidar”, ressalta o aposentado.

O mesmo cuidado e respeito aos animais também foi destacado pelo vigilante Flávio Pereira. “Muito boa essa causa, essa oportunidade que a Prefeitura está dando de a gente poder vacinar nossos animais e prevenir contra a raiva. O que a gente tem que fazer é isso: estar cuidando deles com o amor e carinho que eles merecem”, afirma o vigilante.

A expectativa é que até o final da campanha deste ano aproximadamente 13 mil animais sejam imunizados.

Vacinação na área rural
A Secretaria de Saúde informa que na próxima sexta-feira (01), das 8h às 12h, a Vigilância Sanitária fará a vacinação nas áreas rurais do município. Confira abaixo o cronograma.

Dia: 01/10 (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: São Cristóvão – PSF IX
Groslândia – PSF IX
Campinho Verde – Em frente à Igreja
Itambiquara – Será feita a avaliação com os moradores locais, indo até as residências onde houver necessidade.

O que fazer em caso de mordedura de cães e gatos?
Caso alguém seja mordido por um cão ou gato, além de procurar atendimento médico imediato, deve-se observar a procedência do animal. Se for doméstico, checar a carteira de vacinação contra a raiva e, se for animal de rua, informar ao profissional que fizer o atendimento na unidade de saúde. Além da mordida, a raiva pode ser transmitida quando animais infectados arranham ou lambem feridas abertas das pessoas.

Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza