Seadtur, municípios e regiões turísticas de MT discutem novo mapa do turismo

0
63
- Foto por: Divulgação

Representantes da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), de 70 munícipios e de regiões turísticas do Estado se reuniram nesta terça-feira (28-09), para discutir as mudanças que serão incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro.

As informações atualizadas sobre Mato Grosso servirão de orientação para o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem o segmento turístico. A próxima edição deve ser publicada até janeiro de 2022.

No alinhamento, a Secretaria tratou de aspectos do Programa de Regionalização do Turismo, necessários para inclusão no Mapa. Também foi ressaltada a importância de os municípios possuírem um conselho municipal de turismo ativo, orçamento anual destinado à área e prestadores com cadastro regular no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). O objetivo do programa é estabelecer uma Integração de Governança Regional do Turismo.

De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a reunião é importante para definir diretrizes em comum entre os municípios e compreender melhor o cenário turístico regional. “Cada município tem sua peculiaridade, mas só estabelecendo uma base comum de ação que vamos conseguir desenvolver um turismo que beneficie a todo o Estado”, explica.

Na última atualização, 2019/20, no mapa do turismo nacional, constavam 85 municípios mato-grossenses, distribuídos nas 14 regiões turísticas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a alteração será benéfica. “É preciso ter essa base de dados atualizada, acredito que o novo mapa deve ampliar o leque de atrações turísticas do Estado, há muito que se explorar ainda em Mato Grosso em termos de turismo. Temos um Estado riquíssimo em belezas naturais e muitas delas ainda são desconhecidas da grande maioria”, finaliza.

Fonte: Viviane Moura e Leticia Pereira Sedec-MT
Crédito de imagem: – Foto por: Divulgação