“Cuidando do Cuidador” é ação de valorização aos profissionais da Saúde neste mês

0
60
Foto: Ascom Prefeitura

Em mais uma ação da campanha Lucas pela Vida, da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), durante todo o mês de outubro as equipes da Saúde de Lucas do Rio Verde estão participando da ação “Cuidando do Cuidador”. Na oportunidade, os profissionais se encontram na unidade de saúde para uma tarde de descontração e autocuidado com palestra sobre inteligência emocional, auto massagem, aromaterapia, relaxamento guiado, yoga, dinâmicas em grupo, além de roda de conversa.

O “Cuidando do Cuidador” é uma iniciativa que busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, premissa da Política Nacional de Humanização (PNH). As ações executadas nos encontros são parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde física e mental.

A coordenadora de Atenção Básica, Glaucia Accordi, destaca a necessidade das equipes terem a oportunidade de serem cuidados e ouvidos com atenção. “Sabemos que muitas vezes, na carga diária, os profissionais que cuidam dos outros negligenciam a própria saúde, o que pode ser prejudicial a médio e longo prazo por levar a um desgaste físico e emocional excessivo. Dessa forma, é de extrema importância termos esse encontro com cada equipe”, explica a coordenadora.

Os psicólogos e a fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) são os responsáveis por conduzir as ações. Também estiveram nas visitas o prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Marcio Pandolfi.

A psicóloga e coordenadora da RAPS, Daiane Silva, fala sobre a motivação da ação. “Com esses encontros queremos dizer ‘zelamos por você’. É sobre ouvir as necessidades, demandas, ter uma escuta atenta das experiências de sucesso e desafios do dia a dia. Cuidar dessa forma é respeitar não só o trabalho, mas especialmente a pessoa por trás dele”, afirma Daiane.

Até o momento, já foram atendidos os PSFs III Menino Deus, IV Alvorada, XIV Jardim Amazonas, VIII Bandeirantes, XVI Bieger Cidade Nova e VI Jardim das Palmeiras. A programação segue durante todo o mês em todas as unidades de saúde.

Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza