Secretaria de Saúde reduz significativamente a fila de procedimentos de pele

0
61
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou um mutirão de biópsias de pele e remoção cirúrgica de lesões, ações importantes para diagnosticar infecções, cistos e doenças inflamatórias da pele, além de serem imprescindíveis no diagnóstico de câncer. De uma só vez foram realizados mais de 20 procedimentos complexos. Somados aos dias anteriores, foram 50 procedimentos no último mês.

Com essa ação foram atendidos pacientes que aguardavam na fila de espera do Estado há mais de um ano e meio. O serviço, no entanto, foi custeado exclusivamente com recursos próprios municipais a fim de atender essa demanda luverdense até então desassistida.

“Nossa responsabilidade enquanto gestão municipal é dar respaldo aos nossos pacientes. Até pouquíssimo tempo tínhamos apenas um profissional credenciado no município devido a falta de especialistas disponíveis para trabalhar na área. Com o credenciamento de mais um, foi possível dar celeridade e reduzir significativamente a fila de espera atrasada de biópsias de pele”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura.

O motorista Ricardo Denes foi um dos pacientes que passaram por procedimento para análise de pele. “Fui no médico, ele me pediu uma biópsia para ver a situação da verruga que tenho no rosto. Eu estava com medo, mas agora estou mais aliviado que chegou a minha vez”, afirma o motorista.

As amostras coletadas são encaminhadas para análise no Laboratório de Patologia credenciado junto ao Município, em Sorriso ou Cuiabá. Os resultados variam de 30 a 40 dias e podem ser retirados no Laboratório Municipal.

O dermatologista Hítalo Glauco explica a necessidade da realização desses procedimentos para o diagnóstico precoce das doenças. “Quando a gente realiza a biópsia é muito importante porque a gente consegue diagnosticar precocemente alguns tumores, facilitando a remoção desse tumores e também, em alguns casos, a gente consegue salvar a vida do paciente”, afirma o dermatologista.

Credenciamento
Atualmente, o Município atende a especialidade com dois dermatologistas, por meio do credenciamento municipal. Além disso, atendem pelo SUS três cirurgiões para procedimentos de pele.

Uma das grandes dificuldades encontradas pelo Município é a falta de profissionais com interesse em atuar na rede pública de saúde. Desde 2020, está em aberto o Credenciamento n° 012/2020, com o objetivo de contratar médicos especialistas em diversas áreas para trabalhar na cidade. O prazo final do edital vencia em abril de 2021 e já foi prorrogado no intuito de atrair novos interessados.

Uma vez credenciado, o médico está apto a atuar no município. Como pode levar um tempo entre a data de encaminhamento até o dia marcado para a consulta, é importante que as pessoas que aguardam atendimento dessa especialidade mantenham o cadastro atualizado, principalmente os números de telefone. A atualização pode ser feita em qualquer PSF.

Aos que ainda buscam atendimento, devem passar primeiro pela atenção básica, que são os PSFs. A partir daí, o médico faz o encaminhamento para a Central de Regulação que agenda a consulta com o especialista assim que disponível.

Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza