Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Modernização da Central de Imunobiológicos melhora capacidade de armazenamento de vacinas

Governador Mauro Mendes entrega ampliação da Central de Imunobiológicos (Rede de Frio) - Foto por: Maike Toscano

O Governo de Mato Grosso entregou nesta quinta-feira (14.10) a estrutura ampliada da Central de Imunobiológicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), também conhecida como unidade central da Rede de Frio. O Estado investiu cerca de R$ 5 milhões na reforma e modernização da unidade.

A Central da Rede de Frio armazena imunobiológicos e insumos que são distribuídos para os 141 municípios do Estado.

“A exemplo do que fizemos aqui na Central, estamos modernizando todas as nossas unidades. Hospitais estão sendo ampliados e construídos. As unidades da capital, como o Hospital Adauto Botelho, estão sendo reformadas. Todas as unidades da saúde pública estadual estarão, até o final de 2022, em uma realidade física e estrutural bem melhor do que a realidade que nós encontramos no início de 2019”, destacou o governador Mauro Mendes.

A reforma da unidade possibilitou a modernização e ampliação do espaço físico em aproximadamente mil metros quadrados de estrutura. 

A Central de Imunobiológicos é responsável pelo armazenamento de vacinas, imunoglobulinas específicas, soros antiveneno e insumos como seringas, agulhas, gelox e caixas térmicas para transporte.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou que a Central armazena todas as vacinas que são utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização. “É uma melhora substancial para a nossa rede. Essa unidade da Rede de Frio realiza a distribuição de imunobiológicos e insumos para as 16 Regionais de Saúde e auxilia a execução das campanhas de imunização em todo o Estado. Aqui é feita a separação, embalagem e distribuição de todas as vacinas, além de soros antiofídicos e outros insumos de vacinação”, disse.

Durante a solenidade de inauguração da área ampliada da central de Imunobiológicos, o gerente do Programa Estadual de Imunização, Thiago Rondon, manifestou satisfação pelas medidas e ações realizadas pelo Governo do Estado no âmbito da Saúde.

“Ampliamos a capacidade de armazenamento e conservação em praticamente o dobro da capacidade anterior. Temos equipamentos novos e passamos a contar com um ultra freezer, que armazena a vacina da Pfizer contra o Covid-19 e aumenta a validade do imunobiológicos, uma vez que armazena o imunizante em menos 80ºC, garantindo todo o período da validade de fabricação dos frascos. Passamos a ter uma nova área administrativa, que melhora o espaço e contribui para o processo de trabalho. Esse investimento perene melhora o armazenamento e a conservação de todas as vacinas do calendário básico de rotina”, concluiu o gestor.

Fonte: Rose Velasco SES-MT
Crédito de imagem: Governador Mauro Mendes entrega ampliação da Central de Imunobiológicos (Rede de Frio) – Foto por: Maike Toscano

Sair da versão mobile