PRF apreende 45 comprimidos de anfetamina em caminhão durante fiscalização, em Castanhal/PA

0
64

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na última quinta-feira (14), cerca de 45 comprimidos de anfetamina, durante fiscalização aos veículos de transporte de carga, em Castanhal (PA).

A equipe abordou um caminhão que trafegava no km 65 da BR-316 com destino a Belém (PA). Durante a checagem dos equipamentos obrigatórios no interior do veículo, a equipe encontrou uma cartela com cerca de 15 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecida como “rebite”.

Ao ser questionado, o motorista afirmou que havia saído do município de Capitão Poço (PA) para efetuar uma entrega nas Centrais de Abastecimento do Estado do Pará (CEASA). Afirmou também que sabia da ilegalidade e que usava apenas de forma eventual, para efetuar viagens durante o período da madrugada.

Durante a abordagem, o passageiro do veículo apresentou certo nervosismo, sendo assim solicitado também a sua documentação. Ao abrir sua carteira porta-cédulas, deixou cair mais duas cartelas da substância anfetamina, totalizando 45 comprimidos.  Diante dos fatos, segundo o Art. 28 do Código Penal o fato em tese, foi enquadrado como Porte de Drogas para Consumo.

A anfetamina em sua forma de comprimido é comumente utilizada pelos condutores de veículos de carga devido ao seu efeito colateral que inibe o sono, a fim de sustentar longos períodos sem dormir. A PRF ressalta que a utilização da substância, além de ser proibida, oferece riscos à segurança viária e também a saúde dos motoristas.