PRF apreende 86,27m³ de madeira sendo transportada de forma ilegal, durante fiscalização no município de Rondon do Pará/PA

0
478

Na última quinta-feira (14), durante fiscalização no município de Rondon do Pará (PA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão modelo Volvo, de cor branca, que trafegava pelo km 103 da BR 222. O veículo tinha acoplado um reboque não identificado, transportando cerca de 86,27m³ de madeira em toras, sendo 40.1m³ de angelim-pedra, 23.17m³ de cupiúba e 23.0m³ de maçaranduba.

Para realizar o transporte desse tipo de carga, é necessário que o condutor e responsável pela madeira possua a Nota Fiscal ou Guia Florestal. Na ocasião, ao ser questionado, o motorista afirmou não possuir nenhuma documentação que provasse a legalidade da carga.

Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. Os veículos e a carga foram apreendidos e a ocorrência apresentada na DPC de Rondon do Pará para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

Caso seja comprovado o crime ambiental, o condutor e responsável pela carga poderá ter pena de seis meses a um ano de detenção além do pagamento de multa.