Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Escola de Saúde Pública promove seminário voltado à pessoa idosa

A programação será transmitida ao vivo das 13h30 à s 17h30, pelo canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) no Youtube. - Foto por: Ascom| SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, promove, nesta segunda-feira (25.10), a partir das 13h30, o Seminário Outubro Prateado com tema Longevidade e Saúde, em alusão ao Dia do Idoso, ocorrido em 1º de outubro.

O evento conta com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Denise e da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UAPI-Unifesp), Campus São Paulo.

De acordo com a Diretora da Escola de Saúde Pública/ESPMT, o objetivo do seminário é promover uma discussão acerca do envelhecimento saudável, de forma a desvendar mitos e reforçar os aspectos positivos da velhice. 

O evento também trará contribuições sobre a saúde mental no processo de envelhecimento saudável. Embora muitas pessoas idosas sejam acometidas por doenças ao longo da vida, a velhice não é uma doença, e como enfatiza a psicóloga doutora Claudia Ajzen “sempre é possível aprender algo novo durante a vida, e que toda atividade de aprendizagem pode ser realizada em diferentes lugares e tempos”.

O envelhecimento faz parte de um ciclo natural e, conforme as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, são necessários cuidados, atendimento digno e respeitoso, com manutenção da capacidade funcional para viver com autonomia e independência.

A programação será transmitida ao vivo das 13h30 às 17h30, pelo canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) no Youtube. O seminário é direcionado aos gestores, profissionais de diversas áreas e níveis de atenção à pessoa idosa, pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral. A ESP vai emitir declaração de participação.

Confira a programação do evento

13h30 – 14h – Boas vindas

14h – 17h30

Palestra: “Educação continuada e envelhecimento saudável” 

Profa Dra. Claudia Ajzen – Psicóloga. Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora Afiliada à Disciplina de Geriatria e Gerontologia – UNIFESP. Coordenadora da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UAPI) – UNIFESP Campus São Paulo (SP).

Palestra: “A importância do cuidar da saúde mental na pessoa idosa” 

Especialista Isabella Sena Viveiros Coutinho do Nascimento. Psicóloga e Hipnoterapeuta. Especialista em Saúde Pública. Psicóloga responsável pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Denise (MT).

Mediação: Rita Meurer Victor

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela UFSC. Doutoranda em Psicanálise pela UERJ. Técnica da SES-MT – atua na Coordenadoria de Ensino Pesquisa e Extensão da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Coordenação e Mediação: Leila Auxiliadora José de Sant’ Ana. Assistente Social. Doutora em Gerontologia pela UNICAMP. Técnica da SES-MT, atua na Coordenadoria de Ensino Pesquisa e Extensão da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Fonte: Rose Velasco SES-MT
Crédito de imagem: A programação será transmitida ao vivo das 13h30 à s 17h30, pelo canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) no Youtube. – Foto por: Ascom| SES-MT

Sair da versão mobile