Saae alerta para descarte irregular de materiais na tubulação de esgoto

0
69

Com o período das chuvas, os trabalhos da limpeza da tubulação de esgoto de Lucas do Rio Verde têm se intensificado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae. Entretanto, a autarquia alerta para o descarte de materiais irregulares que causam a obstrução da rede.

Segundo o Saae, o bom uso é fundamental para que a própria população não tenha problemas futuros. Com o entupimento da tubulação em determinada região, por exemplo, há o vazamento do esgoto nas vias públicas, causando mau cheiro ou até mesmo retorno da água suja para dentro da casa do munícipe.

Os itens encontrados na tubulação incluem brinquedos, garrafas pet e pedaços de madeira, pedras e concreto. Alguns itens “pequenos” também são comumente encontrados durante os trabalhos de desentupimento, como preservativos, cotonetes, fio dental e papel higiênico.

Vale ressaltar que o óleo de cozinha, se despejado na pia ou ralos, também causa o entupimento da tubulação. “Se você joga o óleo da cozinha no seu ralo, você acha que o problema não vai ser seu, mas é um sistema compartilhado, se tem várias pessoas que não fazem uma boa utilização vai ocasionar a obstrução”, explicou o coordenador do departamento de esgoto, Edemilson Souza.

Neste momento o Saae realiza a limpeza considerada mais urgente na rede e conta com atitudes preventivas dos moradores. Os bairros com maior incidência de entupimento da rede são Jaime Seiti Fujii, Parque das Américas, Vida Nova e o Tessele Junior.

“Muitas vezes é preciso abrir asfalto e calçada, então é um grande transtorno. A gente faz a limpeza com o caminhão hidrojato, com uma mangueira de alta pressão, mas muitas vezes também é preciso fazer manual. Já encontramos até cachorro morto dentro da rede, edredom, travesseiro, bicicleta, etc. A gente sempre orienta os moradores para não jogar nada ali dentro”, ressaltou o coordenador.

Os munícipes que precisarem do atendimento da equipe de desentupimento da rede podem acionar pelos telefones 115 e (65) 3549-7700 ou no telefone do plantão (65) 99339-2419 (whatsapp ou ligação).

Manutenção dos bueiros 

A manutenção e limpeza dos bueiros ou bocas de lobo fica por conta da Secretaria de Infraestrutura e Obras, que, além da limpeza, também se encarrega pelos reparos necessários, como quando veículos acabam danificando a estrutura.

O trabalho terceirizado realizado pelas empresas que atendem o Cronograma de Limpeza Urbana auxilia na manutenção dos bueiros também, já que elas ficam responsáveis por fazer a varrição de folhas das árvores de vias públicas, além das podas de grama. Esse trabalho evita que a água da chuva leve os resíduos para dentro das bocas de lobo.

Caso o munícipe se depare com alguém jogando algo irregular dentro da boca de lobo, pode entrar em contato para fazer denúncias pelo telefone (65) 3549-7176 ou na Ouvidoria 0800 646 4004 e (65) 99256-0182.