Servidores do Indea e SFA recebem treinamento sobre Programa Nacional de Saúde das Abelhas

0
85
- Foto por: Indea/MT

Oito fiscais estaduais de defesa agropecuária e florestal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e dois auditores fiscais da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-MT) participaram do primeiro treinamento prático sobre o Programa Nacional de Saúde das Abelhas/PNSAb, efetuado em Mato Grosso.

A capacitação, organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura/IICA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contou com a presença profissionais da coordenação central do Instituto, de Sinop, Rondonópolis, Curvelândia, Barra das Garças e Chapada dos Guimarães.

Na ocasião, o instrutor Heber Luiz Pereira, orientou os participantes sobre os sinais clínicos das principais doenças que afetam as abelhas, como realizar a inspeção de colmeias, coletar e acondicionar amostras para envio aos laboratórios de análises. Além de procedimentos de intervenção, desinfecção, interdição e destruição sanitária, com vistas a combater e prevenir a disseminação de doenças nas criações de abelhas melíferas.

“Com esse treinamento, a autarquia vai estar bem mais preparada para atuar na sanidade das abelhas, uma das importantes atividades que realizamos e que, talvez não seja de conhecimento do público geral”, pontua a presidente do Indea-MT, Emanuelle Almeida.

Ela explica ainda que o trabalho executado pelos órgãos oficiais de defesa agropecuária certifica a qualidade sanitária da produção de alimentos e assim, protege tanto o produtor rural, que vai ter garantias para continuar produzindo e encontrando mercados para os seus produtos, quanto o consumidor final, que vai ter disponível a oferta de produtos seguros e saudáveis.

Fonte: Viviane Moura Sedec-MT
Crédito de imagem: – Foto por: Indea/MT