Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense retoma atividades

0
51
Grupo cultural peruano Yuyachkani - Foto por: Julio Pantoja

O Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense retoma as atividades em novembro. Após dois anos de paralisação, em razão da pandemia da Covid-19, a nona edição será realizada de 05 a 15 de novembro, em Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta. As apresentações serão gratuitas.

O festival foi contemplado no edital Circuito Mostras e Festivais, realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O evento terá uma Mostra Virtual com transmissão de espetáculos ao vivo e gravados de companhias de teatro internacionais, como o Grupo Yuyachkani (Peru), um dos grupos mais importantes do mundo, com mais de 50 anos de atuação; Debora Correa (Argentina); Teatro O Bando (Portugal); e dos grupos nacionais In Próprio Coletivo, Ivan Cabral (Cia de Teatro os Satyros), Cia Pessoal de Teatro, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Cia Solta e Teatro do Concreto.

Na Mostra Presencial serão apresentados oito espetáculos em Alta Floresta, com duas sessões cada. Os municípios de Carlinda e Paranaíta receberão duas apresentações (uma para público adulto e outra para infanto-juvenil). Os espetáculos presenciais serão de companhias de teatro de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.

Além dos espetáculos serão realizadas cinco tertúlias teatrais. O coordenador do festival, Ronaldo Adriano, explica que será um espaço de encontros, compartilhamentos e trocas entre os grupos. “Será um momento de diálogo sobre o fazer teatral com os artistas, produtos e público que se interessa em participar, oportunizando múltiplos aprendizados e reencontros”. Das cinco tertúlias, duas serão virtuais e três presenciais.

Serviço

9° Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense

Quando: de 05 a 15 de novembro de 2021

Onde: Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta

Informações: Instagram @teatroexperimentalaf | Facebook @teatroexperimentaldealtafloresta

Fonte: Dayanne Santana Secel-MT
Crédito de imagem: Grupo cultural peruano Yuyachkani – Foto por: Julio Pantoja