Lucas do Rio Verde investe mais de R$ 400 mil em iluminação de LED

0
54
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Uma cidade bonita, sustentável e segura: esse é objetivo do programa de eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a concessionária Energisa. Por meio deste programa, o Município de Lucas do Rio Verde investirá mais de R$ 400 mil em melhorias na iluminação pública das vias urbanas da cidade.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Cidade, à frente do projeto, haverá substituição das luminárias de vapor metálico para luminárias de LED. A tecnologia confere maior segurança pública, redução de custos com manutenção e ainda sustentabilidade ambiental.

A troca teve início nesta semana, com substituições feitas em um trecho da Avenida Brasil, da Avenida Paraná e outros espaços públicos, como a rotatória do Paço Municipal. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por uma empresa terceirizada, que está sendo acompanhada pela Secretaria de Planejamento.

Segundo Welder Maciel, analista responsável pelo acompanhamento e fiscalização, a previsão é que a substituição das luminárias garantirá uma economia de, no mínimo, 55% de consumo em relação a iluminação anterior, que é a de vapor metálico.

“A adesão ao programa reforça a proposta da gestão na busca pela modernização e ampliação da infraestrutura, de modo a garantir maior eficiência energética do município”, apontou Welder.

Outros projetos em andamento na secretaria também buscam novos recursos para estender o benefício da iluminação em LED para demais vias urbanas do município, bem como ampliar a outras matrizes energéticas, como a energia fotovoltaica, aponta a pasta.

Sobre o programa 

O programa de eficiência energética desenvolvido pela Agência Nacional de Energia Elétrica tem o objetivo de incentivar o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos que demonstrem a viabilidade econômica na troca dos equipamentos de iluminação pública atendendo também as prerrogativas legais e regulamentação da Aneel.

Além disso, através do programa, as concessionárias são obrigadas a aplicar uma parcela de sua receita na realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico, bem como em ações de eficiência no uso final da energia elétrica.

Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque