Elvira Costa Leite, há 42 anos servindo a sociedade de Mato Grosso

0
59
- Foto por: Sedec-MT

Voluntária, supervisora, chefe da divisão de apoio administrativo, técnica em contabilidade, diretora de Promoção Social, economista, especialista em artesanato, essas apenas algumas das funções ocupadas pela servidora pública, Elvira Maria da Costa Leite, que há 42 anos presta serviço no setor público mato-grossense.

A vida funcional da servidora de 67 anos se confunde com a história do Estado, já que desde 1979 ela trilha os caminhos do serviço público.

Segundo Elvira, tudo começou em 1º de setembro de 1979, no governo de Garcia Neto, quando iniciou suas atividades, de forma voluntária, ao lado da então primeira-dama, Maria Lígia Borges Garcia, que a convidou para ser voluntária e depois Supervisora do Voluntariado Integrado de Mato Grosso (Vimat).

Após a primeira-dama criar diversos órgãos estaduais como o Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa, a Casa do Artesão, decidiu instituir a Fundação de Promoção Social de Mato Grosso (Prosol), onde foi registrada sua carteira sob o nº 01092-001, em 1º de setembro de 1979, inclusive, seu primeiro emprego.

De começo foi assistente administrativo I, em seguida passou ao nível II e por meio da Portaria nº 92 PP/79 se tornou supervisora da Vimat, na Prosol também atuou como chefe de materiais e patrimônio, chefe da divisão de apoio administrativo, gerentes de unidades como o Restaurante do Complexo Fazendinha da Prosol e Diretora de Promoção Social.

Em 1989 conseguiu estabilidade por tempo de serviço devido a um decreto estadual, mas o desejo não era ser apenas efetiva, mas também concursada. E realizou o sonho em 1994, quando passou em primeiro lugar num concurso estadual para a função de economista, no qual tinham 2000 mil candidatos concorrentes para 12 vagas.

Quando foi ser empossada quis deixar a área de assistência social e se aventurar em outros conhecimentos, tornou-se servidora da Casa Civil de Mato Grosso. Entretanto, por causa do seu desempenho e habilidade na Prosol foi solicitada pela primeira-dama Telma de Oliveira para continuar na Prosol, local que ficou até 2005 quando a Fundação foi absorvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

Após este período foi cedida, a pedido, para a então Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), local onde atuou no gabinete ao lado do Secretário Alexandre Furlan e quando assumiu o Secretário Adjunto de Turismo, Jayme Okamura foi convidada a compor o quadro da Seadtur, Secretaria onde permanece até a data de hoje, 2021, na função de Analista de Desenvolvimento Econômico e Social.

Analisando sua trajetória, Elvira que também atua como Diretora Técnica da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Mato Grosso (ABCMI/MT), fala de sua alegria de trabalhar como servidora pública.

“Adoro trabalhar, ser servidora pública, não quero definhar como minha mãe ao se aposentar. Eu quando resolver me aposentar terei outras funções e projetos a realizar, não vou parar. Hoje estou sempre envolvida em algum trabalho, talvez eu seja hiperativa, mas gosto de como sou, essa é a minha essência, ser agitada, revelou emocionada ao falar do futuro.

A história de Dona Elvira, como é carinhosamente conhecida, é uma homenagem da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), a todos os servidores públicos da Secretaria, Adjuntas e Vinculadas. Bem como, aos demais servidores públicos do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Viviane Moura Sedec-MT
Crédito de imagem: – Foto por: Sedec-MT