Estudantes da rede municipal se atualizam com palestras sobre tecnologia e inovação

0
64
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Cerca de 360 alunos dos 9° anos da rede municipal adquiriram conhecimentos da era digital nesta quinta-feira (28) através de duas palestras, nos períodos da manhã e tarde, promovidas pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde.

Os temas ‘Transformação Digital: EU e VOCÊ’, ministrada pelo coordenador de pesquisa da Faculdade La Salle, Vitor Righi, e ‘Digitalização do campo: o quanto uma agricultura digital promete as novas gerações’, apresentado pelo agricultor Guiverson Ferreira Bueno, chamaram atenção dos alunos.

“Conversamos sobre inovação, transformação digital e o que vem acontecendo no mundo em perspectivas de modelos de empresas. Analisamos como o mercado vem se adaptando e, consequentemente, como nós profissionais, estudantes, buscamos nos adaptar a esse novo estilo de mercado e a importância de sermos criativos”, resumiu Vitor Righi.

“Eu sou produtor rural, engenheiro agrônomo e youtuber também. Um entusiasta da agricultura digital, que é um negócio novo. São tecnologias embarcadas dentro das operações da lavoura, que trazem dados mais precisos para tomarmos melhores decisões e evitar os erros, melhor sustentabilidade também, evitar o desperdício de produtos e tornar tudo isso um ecossistema mais viável economicamente, mais rentável e também de maior produtividade”, explica Guiverson Ferreira Bueno.

Maria Vitória Gomes, 15 anos, adorou o evento e elogiou a iniciativa. “Atividades escolares fora do local de ensino também são educativas. O tema escolhido, tecnologia e inovação, nos favorece, pois o futuro exige cada vez mais que a gente saiba operar máquinas, computadores. Onde eu estudo temos acesso aos chromebooks, que nos ajudam muito nas atividades escolares”, detalha a estudante.

Alana Vitória Souza de Cássia, 15 anos, sentiu que o dia rendeu. “Gostei muito da abordagem das palestras. O mundo está cada vez mais moderno e o conteúdo mostrado aqui ajudará bastante a gente a compreender. Quero me sentir mais avançada tecnologicamente e nunca atrasada”, avalia.

Valdir Moreira, assessor pedagógico, destaca que eventos como este são essenciais para o currículo escolar. “É preciso plantar essa energia e fazê-los pensar o que eles esperam pro futuro, a compreensão do que o mercado de trabalho exige. O mundo da tecnologia já faz parte da sociedade desde o lado emocional, profissional e familiar. Então esse jovem precisa se preparar agora para enfrentar os desafios pro futuro. Tratando-se de Lucas do Rio Verde, temos agora a vinda da ferrovia, que vai ter uma grande transformação na sociedade, no campo econômico, na educação, e precisamos preparar com maior qualidade esse jovem para enfrentar esse desafio”, conclui Valdir.

Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos