Secel implementa projeto de revitalização em biblioteca pública de Araguaiana

0
81
Equipes da Secel e da Biblioteca Municipal durante atividade - Foto por: Divulgação

Um novo conceito de biblioteca pública está em andamento em Araguaiana (a quase 600 km da capital). Durante esta semana, a Biblioteca Pública Municipal Antídia Coutinho recebe o projeto Revitabibliotecas, implementado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MT).

O projeto de revitalização, que busca ressignificar o conceito de biblioteca, foi o único do país contemplado no edital do 7º Concurso de Ajudas, conduzido pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). Com a premiação, quatro bibliotecas públicas de Mato Grosso recebem investimentos para promover ações que incluem melhorias de infraestrutura, capacitação de agentes, inclusão e engajamento social nas comunidades.

De acordo com a coordenadora do SEBP-MT, Waldineia Almeida, o trabalho desenvolvido objetiva uma interiorização efetiva, para orientar, capacitar e executar serviços que transformem o espaço em equipamentos culturais vivos e atrativos.

“A revitalização das bibliotecas tem o poder de transformação social e cultural.  É um processo que abrange desde a organização do espaço físico aos serviços prestados à comunidade e que permite mostrar que a biblioteca é muito mais que livros, é um equipamento transformador na comunidade em que está inserido”, destaca Waldineia.

Na biblioteca pública municipal de Araguaiana, o projeto de revitalização teve início na segunda-feira (25.10) e prossegue até sábado (30.10). 

No primeiro momento, a equipe da Secel realizou o diagnóstico situacional com avaliação do espaço e do acervo para, em seguida, iniciar a reestruturação do espaço físico, que incluiu a retirada dos livros e materiais para readaptação das prateleiras e pintura de paredes.

Fazem parte ainda do projeto as capacitações teórica e prática do pessoal que atua na biblioteca municipal e da comunidade próxima. Na parte teórica, são apresentados o novo conceito de biblioteca como equipamento cultural, formas de atuação, funcionamento adequado, procedimentos sobre o acervo, regulamentos e tipos de serviços a serem oferecidos. Já nas aulas práticas, os participantes executam o aprendizado por meio da reestruturação física do espaço.

“Nessa quinta já começamos a mudar o layout da biblioteca, recolocar os livros na estante e efetivar a reestruturação até sexta-feira.  Com essas atividades, os participantes vão entendendo na prática os conhecimentos adquiridos na parte teórica. E assim vamos juntos adequar o equipamento para o desenvolvimento dos seus principais papéis, que é educacional, cultural e social”, explica a coordenadora do SEBP-MT.

Para finalizar, a biblioteca recebe um kit com puffs e tapete, livros de diversas áreas de conhecimento e ainda obras de autores premiados no edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense e nos editais da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso.

Também serão beneficiadas pelo projeto de revitalização a Biblioteca Pública Municipal Sebastiana Falone, de Cocalinho, a Biblioteca Pública Municipal Aquarela, de Salto do Céu e a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, localizada em Cuiabá.

Fonte: Cida Rodrigues Secel-MT
Crédito de imagem: Equipes da Secel e da Biblioteca Municipal durante atividade – Foto por: Divulgação