Sinop – Meio Ambiente e Clube dos Idosos lançam projeto de preservação e reciclagem

0
74

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com o Clube dos Idosos Dom Henrique, lançou na tarde desta quinta-feira (28) o projeto “Sementes da Maturidade”, que visa a produção de mudas, preservação do meio ambiente e a reciclagem de pets, pneus velhos e baldes de plástico. O projeto será desenvolvido dentro do clube pelos próprios idosos.

As mudas de árvores, flores e de chás serão produzidas por meio de mudas prontas ou de sementes que os próprios idosos trouxerem de casa, bem como os materiais recicláveis a serem utilizados. O objetivo é promover a interação entre os participantes e em contrapartida, contribuir de forma significativa com o meio ambiente e a revitalização do jardim e estacionamento do clube.

“Além do benefício do jardim que ficará maravilhoso, eles terão essa interação. Porque eles mesmos vão trabalhar com o artesanato, com a pintura dos pneus, das garrafas pets e dos baldes, para que eles mesmos possam confeccionar esse material e por no jardim para ficar bonito. Outro benefício é que cada um poderá doar uma muda de flor ou de árvore e que eles também farão o plantio nos canteiros que prepararemos aqui. Cada muda terá o nome de cada idoso que plantou. Eles farão parte do jardim do clube. É uma terapia para eles”, comentou a coordenador das atividades físicas do clube e responsável pela execução do projeto, Janete Dacroce.

A secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, disse que a pasta entrará com o auxílio tanto das mudas, como dos materiais recicláveis e com apoio técnico para o plantio. “Nós vamos auxiliá-los com material reciclável para justamente trabalhar a questão da educação ambiental. Faremos aqui o plantio de flores e de chás, o que é muito importante, e também trazer a terapia e a interação entre os idosos. Estaremos à disposição com a equipe técnica, assim como com a doação de algumas plantas e os materiais recicláveis”.

De acordo com Ivete, as mudas produzidas pelos idosos, após atingir o objetivo primário que é a revitalização e arborização do próprio clube, será levada para integrar a produção dos Viveiros Municipais Roque Canelli e Parque Florestal, para posteriormente serem disponibilizadas para a comunidade.

“O projeto inclui também uma parceria na produção de árvores e na doação de sementes. Muitas vezes eles têm essa semente em casa e podem contribuir com a doação delas, bem como das mudas prontas, caso tenham. Também mudas de flores e de chás. Recebemos diariamente pessoas nos viveiros em busca de flores e de chás”, finalizou ela.