Incentivar o protagonismo de adolescentes e jovens, proporcionando a vivência do modelo cooperativista no ambiente escolar, é um dos objetivos do Programa Cooperativas Escolares, gerido pela Fundação Sicredi e presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Desenvolvido em Lucas do Rio Verde desde 2019, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa abarca a primeira cooperativa escolar de Mato Grosso, a Coopereça, fundada por alunos da Escola Municipal Eça de Queirós.
Durante toda esta semana (18 a 22 de outubro), alunos e professores já participantes do programa na Escola Eça de Queirós, além de representantes de outras unidades escolares do município e de municípios vizinhos, participaram de encontros de formação para o fortalecimento e expansão da iniciativa em Lucas do Rio Verde e na região.
Conforme destaca a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, o programa Cooperativas Escolares representa uma união de esforços para o desenvolvimento dos alunos. “O programa ajuda a desenvolver as competências hoje necessárias para qualquer setor do mercado de trabalho e para a vida, que é o conhecimento, a criatividade, o empreendedorismo, a liderança. Temos a intenção de expandir esta parceria com a Fundação Sicredi, para que mais alunos, de outras unidades escolares, possam passar e viver esta experiência que os alunos da Escola Eça de Queirós estão vivendo”, assinala.
A estudante e primeira presidente da Coopereça, Ana Luiza Ferreira Serafin reforça como a experiência com a cooperativa escolar contribuiu para a sua formação como cidadã. “Um dos principais aprendizados foi que eu sempre preciso do meu colega, e eu comecei a trabalhar recentemente e vi que no mundo, no trabalho, em casa, a gente sempre precisa ter o companheirismo, o cooperativismo, o trabalho em equipe”, salienta.
Com o Programa Cooperativas Escolares, o Sicredi exerce o propósito de promover mais um movimento ligado à educação, que conecta jovens e adolescentes a uma vivência na sociedade cooperativa e aos movimentos voluntários. A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ouro Verde MT, Licidneia Franco, explica que, para o Sicredi, investir em educação é vivenciar e materializar o propósito de ser cooperativa. “É um meio de desenvolvermos o protagonismo do jovem e do adolescente e prepará-lo para assumir seu papel como liderança, independente da instância social em que ele vá atuar”.
As Cooperativas Escolares são entidades formadas por estudantes com finalidade educativa, que podem desenvolver atividades sociais e culturais em benefício dos próprios associados (estudantes) por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.
Conforme explica a assessora pedagógica Patrícia Brum, os alunos criam uma cooperativa que possui toda a estrutura de governança do modelo de negócio, com gestão participativa. “Os nossos estudantes se organizam em um grupo de associados, que constituem uma cooperativa, e essa cooperativa coloca a mão na massa, organiza o seu Conselho, Estatuto, tudo isso com base nos princípios do cooperativismo. E com isso nós contribuímos para desenvolver competências que são importantes para a jornada escolar, como a produção de conhecimento, liderança, cidadania, inclusão social, educação financeira, todos pilares que também estão na nossa política educacional, e que a experiência de uma cooperativa escolar ajuda os estudantes a concretizarem essas competências”.
A manutenção e o sucesso da iniciativa estão aliados a uma rede de compromissos formada também por gestores escolares, alunos, secretarias de educação e cooperativas do Sicredi, que estimulam e gerenciam o andamento do programa.
Fonte: Assessoria com Redação