Dia das Crianças: Procon orienta consumidores para compras mais seguras

0
116
Foto: Ascom Prefeitura

Nas ruas da cidade muitas pessoas já estão em busca do presente ideal para o Dia das Crianças, celebrado na próxima terça-feira (12). A Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Lucas do Rio Verde (Procon) faz alertas para uma compra segura e sem transtornos. Para isso, observar alguns itens e informações sobre o produto são fundamentais.

Segundo o Procon, a compra por impulso ou baseada somente na vontade da criança pode gerar gastos desnecessários. Também é importante ficar de olho nos preços, se informando sobre o valor do produto à vista e o total parcelado, e, sempre que possível, optar pelo pagamento à vista ou parcelar com valores que cabem no orçamento.

A unidade ressalta ainda que os brinquedos também estão sujeitos a todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O art. 74 da legislação afirma que o vendedor deve entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo. Em casos de reclamações não atendidas pelo fornecedor, o consumidor pode exigir a troca do item, a devolução do valor pago ou o abatimento do preço na loja, mediante a apresentação da nota fiscal.

No caso dos brinquedos, os consumidores devem verificar informações na embalagem como a faixa etária a que o brinquedo se destina, instruções de uso, de montagem, entre outras. No rótulo, tudo deve ser apresentado de forma clara.

Outro item a ser observado nos brinquedos é a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso é a garantia de que o produto foi testado e é de boa procedência.

Já as roupas e similares, sempre é importante verificar a possibilidade de troca em caso de problemas com tamanho, cor ou modelo. O prazo para substituir o produto deve estar descrito, de maneira clara, na nota fiscal.

Em caso de dúvidas, informações ou denúncia de estabelecimento comercial que descumprir o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas podem procurar o Procon, que fica na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, 766, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Estimativa de compras
A expectativa de consumo para o Dia das Crianças deste ano reforça a tendência de uma recuperação gradual do varejo. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 72% dos brasileiros devem ir às compras para o Dia das Crianças. A expectativa é de que o varejo nacional movimente aproximadamente R$ 10,93 bilhões.

Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior