Dando sequência na proteção coletiva contra o coronavírus em Lucas do Rio Verde, 2.160 adolescentes de 15 a 17 anos foram imunizados na manhã do último sábado (23). Ação foi realizada em diversos PSFs.
A estudante Vitoria Gabriela, 16 anos, foi ao PSF acompanhada da mãe, Cristina, para receber a primeira dose da imunizante. “A importância de estar vacinando hoje é a garantia da imunização, pelo menos o início, né. É bom porque eu me protejo e protejo a minha família também”, afirma a adolescente.
O mesmo sentimento de imunização coletiva tem a jovem Lauani Gabrieli, de 15 anos. “Agora fico mais segura de ir para a escola, dessa forma eu protejo minha família, eu mesma e todos ao meu redor”, ressalta Lauani.
A volta às aulas também era algo que causava ansiedade na estudante Carla Cristiani. “Eu já estava esperando há muito tempo, agora vou ficar mais segura e proteger todos a minha volta. Além de ficar mais tranquila para voltar para a escola. Mesmo assim vou continuar mantendo os cuidados!”, explica.
O número de imunizados foi um resultado satisfatório para a Saúde. “Ficamos muito felizes em ver a adesão da população à vacinação contra a Covid-19. Sabemos que a vacina é eficaz, hoje já colhemos resultados disso e pedimos que as pessoas continuem a imunização e não esqueçam da segunda e terceira dose também”, afirma Cláudia Regina Engelmann, coordenadora da Vigilância em Saúde.
Multivacinação
Aproveitando a demanda e o público jovem que compareceria para a vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde disponibilizou equipes para conferir as carteiras de vacinação e atualizar as doses de vacinas gerais que ainda faltavam nas cadernetas dos adolescentes que por lá passaram.
A ação é um incentivo da Campanha Nacional de Multivacinação, que visa atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes até o dia 28 de outubro. Poliomelite, coqueluche, febre amarela e sarampo são alguns exemplos das vacinas ofertadas gratuitamente. Pais e responsáveis, procurem o PSF mais próximo da sua residência e levem as crianças e adolescentes (menores de 15 anos) para atualizar a caderneta de vacinação.
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza