No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
Lucas do Rio Verde possui dois Clubes dos Idosos, o Alegria de Viver e o De Bem com a Vida, que são espaços de convívio para o público-alvo. Para a data ser lembrada com muito carinho e atenção, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde organizou um momento especial para todos os idosos do município, com muita música, lembranças e brincadeiras.
“Nós fizemos um convite especial para os dois clubes e também para o grupo que a gente atende pelo Cras. Fomos surpreendidos, recebemos todos eles e estamos muito felizes. A intenção é realmente essa, comemorar o Dia Mundial do Idoso com alegria, com festa, com o lanche, com pessoas dançando, se divertindo”, relata a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.
“Esses eventos são fundamentais para a terceira idade. A gente aqui está se sentindo em casa, feliz. É uma honra. Fica aqui o meu convite para todos os idosos do município que participem, conheçam. Garantimos bons momentos e qualidade de vida que merecemos”, acrescentou o presidente do Clube Alegria de Viver, Nelson Kafer.
“Meu sentimento é de gratidão. Eu fico muito feliz porque o pessoal da terceira idade merece, né? Eu fico muito feliz”, agradece a presidente do Clube De Bem com a Vida, Érica Eichelt.
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos