Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Recadastramento de túmulos no cemitério segue até o fim desse mês em Lucas

Termina em 30 de novembro o prazo para os familiares de entes sepultados no Cemitério Municipal Jardim da Paz realizarem o recadastramento dos túmulos. A Secretaria de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, responsável pelo local, realizou um mutirão para o recadastramento nesta terça-feira (02), Dia de Finados, entretanto a pasta relata que teve baixa adesão por parte da população.

Por isso, a secretaria convoca essas famílias para realizarem a atualização o quanto antes, que pode ser feita inclusive de forma on-line ou ainda pessoalmente na Secretaria de Planejamento e Cidade, no Paço Municipal. Até o momento, 1.654 cadastros foram atualizados, o que corresponde a 45,5 % dos túmulos do cemitério.

Caso o recadastramento não seja feito no prazo, haverá a abertura e retirada dos restos mortais, que serão posteriormente levados ao ossuário municipal. O motivo do recadastramento é o espaço do cemitério, que precisa ser otimizado em caráter de urgência, já que o local está chegando próximo ao limite.

O recadastramento é obrigatório, previsto no Edital nº 001/2021, publicado em abril deste ano. Nesses termos, os túmulos vazios serão utilizados para novos sepultamentos, conforme a necessidade do Município.

Confira como fazer o recadastramento:

O recadastramento pode ser feito on-line, no site da Prefeitura, na página da secretaria. Confira o passo a passo, também disponível no Youtube:
1 – Acesse o site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (lucasdorioverde.mt.gov.br).
2 – Deslize a tela até o fim e selecione a Secretaria de Planejamento e Cidade.
3 – Do lado direito da tela, selecione o atalho “Cemitério – Recadastramento”.
4 – Uma nova janela será aberta, com o nome “Atualização Cadastral – Cemitério Jardim da Paz”.
5 – Na aba de pesquisa do canto esquerdo, digite o nome do falecido para o qual haverá a atualização.
6 – Com a caixa de cadastro aberta, selecione a opção “mais info”.
7 – Uma nova aba será aberta. Preencha todos os campos obrigatórios e clique em salvar.
Para quem não tem acesso à internet ou tem dificuldades para realizar o procedimento, é possível comparecer na administração do cemitério para atualizar o cadastro. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência (do responsável) e a certidão de óbito do familiar.

Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque

Sair da versão mobile