Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Equipe Sambo do Bope vai representar o Brasil em mundial no Uzbequistão

- Foto por: PMMT

Quatro lutadores da Equipe Sambo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) representarão o Brasil no campeonato mundial da categoria, que será disputado de 12 a 15 de novembro, no Uzbequistão. A delegação embarca para Tashkent, Capital do País, no próximo sábado (08.11), onde acontecerá o torneio.

Reconhecido recentemente como esporte olímpico pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Sambo mato-grossense será representado por Leandro Jacob, pelo tenente do Bope Everton Bespalez, e pelas alunas e lutadoras, Vitória Manica e Camila Aparecida Braga de Miranda, primeiras mulheres a representarem o Brasil na modalidade.

Os atletas conseguiram o índice para o mundial após conquistarem a medalha de ouro no Campeonato Nacional de Sambo, em Lindoia, no interior de SP.

Segundo o subtenente do Bope, Adalberto Correa Júnior, que também é presidente da Federação de Arte Sambo de MT, a expectativa para o torneio é positiva. “Desde agosto o nosso foco estava voltado para os resultados e a provável classificação para o mundial, temos chances reais de conquistarmos medalhas. Além disso, estamos fazendo história ao levarmos duas representantes do sexo feminino para a competição – 40% do nosso projeto é formado por mulheres e o nosso objetivo sempre foi difundir o esporte em todas as categorias – é uma satisfação enorme termos, pela primeira vez, atletas femininas na disputa de um campeonato mundial”, destacou o subtenente.

O projeto, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e tem como missão educar e difundir o sambo e o judô, completou 11 anos no mês de outubro e já é destaque nas competições.

No estadual deste ano, o Sambo Bope foi vice-campeão entre as 23 equipes que disputaram a competição. Já na etapa nacional, disputada em agosto, foram mais de 15 medalhas conquistadas.

Fonte: Thiago Carvalho PMMT
Crédito de imagem: – Foto por: PMMT

Sair da versão mobile