Sinop – Secretaria destaca cinco benefícios de plantar árvore e preservar o meio ambiente

0
57
Assessoria da Prefeitura

Com objetivo de tornar Sinop uma cidade mais verde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, administrada pela secretária Ivete Mallmann, reforça a importância de se preservar o meio ambiente e incentiva a população a plantar árvores de médio porte nos espaços vazios da cidade, como calçadas, por exemplo.

Segundo Ivete as árvores promovem ao menos cinco benefícios diretos que melhora a qualidade de vida da população, sendo a diminuição da poluição do ar, preservação da fauna, redução do risco de doenças respiratórias, redução de incidência de enchentes e a amenização da temperatura local.

“Estamos começando um período de chuva que propicia a prática do plantio de árvores e por isso reforçamos à população a importância de escolher uma espécie que lhe agrade e fazer o plantio em sua residência ou até mesmo nos arredores de seu bairro. Qualquer árvore traz os benefícios que precisamos, pode ser frutífera ou não, o importante é contribuir com o meio ambiente”, disse ela.

Para fomentar a ação, a prefeitura dispõe de dois viveiros municipais, o Parque Florestal e o Roque Canelli, que fazem a produção de mudas para o plantio próprio e distribuição de duas mudas por CPF à comunidade, conforme disponibilidade em estoque.

A gestora reforça que várias ações envolvendo o plantio de mudas é desenvolvido pela pasta ao longo de todo o ano e que com a chegada das chuvas, a ação é intensificada. “Estamos preparando um trabalho intensificado para este período de chuvas que consiste, primordialmente, no preenchimento dos espaços públicos como canteiros centrais, praças, prédios públicos e ademais”, adiantou.

CLIMA

Como já é de conhecimento dos sinopenses, entre todos os estados, Mato Grosso é o mais quente da federação brasileira. Sinop tem média de temperatura de 34ºC, chegando, em alguns meses do ano, à 40ºC. O clima fica ameno nesse período que estamos em decorrências das precipitações. A forma mais eficaz do combate às altas temperaturas é plantando árvores. Elas promovem um clima mais úmido e com mais sombras, afastando as altas temperaturas. Adote você essa prática e plante também uma árvore.

“Isso fica bastante evidente quando vamos em áreas rurais. A gente percebe o ar mais leve, mais puro e com uma temperatura mais baixa, isso é devido à concentração de árvores que tem nos arredores. Se trazermos essa cultura para a área urbana, teremos o clima de área rural dentro de nossa cidade. A saúde também agradece”, finalizou Ivete.

Autor: Roneir Corrêa
Fonte: Assessoria da Prefeitura