Representantes de Sorriso integram a Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

Ação inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública é realizada em Sinop e aborda segurança no campo

0
COMPARTILHAMENTOS
23
VISUALIZAÇÕES

Publicações relacionadas

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso (Semsep), José Carlos Moura, representou o Município durante a abertura da I Jornada nacional de Policiamento Rural: Práticas e Tendências. O evento, que começou ontem (23), e segue até amanhã, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop, é a terceira etapa da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Para Moura, esta é uma oportunidade para ampliar as análises e avançar no planejamento da segurança pública nas áreas rurais, que em nossa região, são fundamentais, tanto na formação quanto para a consolidação de nossos municípios, tanto em seus aspectos econômicos, culturais, quanto sociais.

“É um tema que precisa de um olhar mais amplo, o que se traduz em ações integradas e planejadas e na promoção de ambientes mais seguros, seja na cidade ou no campo”, comentou o gestor, destacando que quatro integrantes da Guarda Municipal de Trânsito (GM) de Sorriso participarão de todas as atividades e depois replicarão o aprendizado entre os demais integrantes da Semsep.

Na abertura do evento, o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Carlos Renato Paim, destacou a importância de se debater o tema, principalmente por ser um setor fundamental para a economia do país. “Que tenhamos a capacidade de ter um diálogo franco, objetivo e transparente para que as boas práticas apresentadas, a respeito da segurança no campo, sejam aprimoradas e levadas para todas as regiões do Brasil. Além disso, que possamos propor novas estratégias para aprimorar o trabalho das instituições de segurança pública no campo e na cidade”, afirmou.

Os especialistas, de várias regiões do país, responsáveis pelas apresentações, vão debater o assunto com o compartilhamento de experiências e de boas práticas, e destacar ações de atuação das forças de segurança pública no combate à criminalidade em ambientes rurais. O intuito é produzir, a partir das discussões, diagnósticos e captar informações para construção de uma ação de política pública voltada para a segurança rural.

Entre os temas apresentados, estarão as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no combate a ilícitos com mercadorias, bens e materiais agropecuários; ações especializadas de investigação de crimes rurais; a atuação da Polícia Rodoviária Federal no combate ao roubo de cargas; investigação criminal qualificada no enfrentamento aos crimes rurais, além de experiências exitosas de estados que atuam no combate à criminalidade no campo.

As palestras serão apresentadas por especialistas e integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), para profissionais da área de todo o país, representantes técnicos das instituições da segurança pública que trabalham com a pauta, indicados pelos seus gestores; lideranças políticas; representantes de entidades e membros do judiciário.

Jornada

A Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que é uma iniciativa inédita do MJSP, começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

Autor: Nádia Mastella | com site do Governo Federal
Crédito de imagem: Ney Pinheiro e site do Gov Federal

Próxima postagem

Discussão sobre isso post

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NAVEGAR POR CATEGORIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist