Sorriso realiza 1ª Conferência da Saúde Mental na próxima semana

0
COMPARTILHAMENTOS
16
VISUALIZAÇÕES

Publicações relacionadas

Debater saúde mental em tempos de pandemia nunca foi tão importante, não é mesmo? Afinal, são praticamente dois anos convivendo com uma doença ainda misteriosa e, que sim, têm nos afetado coletivamente e causado impactos psicológicos. E, para entender um pouquinho mais dessa temática, na próxima semana, nos dias 29 e 30 de novembro, o Município realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental com o tema nacional “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo à avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

No dia 29 o encontro terá início às 13 horas e no dia 30 o encontro inicia às 7 e segue até às 17 horas. Em ambas as datas o palco dos debates será o Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol.

Com o tema principal voltado para a política da saúde mental, defesa, cuidado e liberdade e também avanços; o eixo principal da Conferência está em “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo:

● Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;

● Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

● Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

● Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

No Município, essa é a primeira Conferência; já no país, será a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM). O encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde.

Até o fim do ano os Municípios devem realizar os encontros municipais para levar as demandas aos estados no início de 2022 e entre os dias 17 e 20 de maio de 2022 o debate sobre saúde mental será ampliado em Brasília (DF). Conforme o próprio MS, a Conferência é o espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da saúde mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor: Claudia Lazarotto
Crédito de imagem: Ministério da Saúde

Próxima postagem

Discussão sobre isso post

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NAVEGAR POR CATEGORIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist