No dia 29 o encontro terá início às 13 horas e no dia 30 o encontro inicia às 7 e segue até às 17 horas. Em ambas as datas o palco dos debates será o Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol.

Com o tema principal voltado para a política da saúde mental, defesa, cuidado e liberdade e também avanços; o eixo principal da Conferência está em “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo:

● Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;

● Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

● Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

● Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

No Município, essa é a primeira Conferência; já no país, será a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM). O encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde.

Até o fim do ano os Municípios devem realizar os encontros municipais para levar as demandas aos estados no início de 2022 e entre os dias 17 e 20 de maio de 2022 o debate sobre saúde mental será ampliado em Brasília (DF). Conforme o próprio MS, a Conferência é o espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da saúde mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).