Projeto de pavimentação da Estrada da Baiana é aprovado pelo Estado

0
64

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebeu nesta semana o deferimento do projeto protocolado na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) para a pavimentação da MT-338, a conhecida Estrada da Baiana. A rodovia liga o município luverdense a Tapurah.

 

Segundo o Relatório Final de Projeto – RA N°374/2021/SURP, serão pavimentados 74,28 km no trecho da BR-163, próximo à Comunidade São Cristóvão, até a entrada da MT-010.

 

O projeto, elaborado pelos produtores da região, será enviado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para análise e, se aprovado, será firmado convênio para viabilização de recursos para a execução da obra pela Sinfra.

 

A via deve ser pavimentada com o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos revestimentos mais indicados para o tipo tráfego presente na estrada.

 

Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, projetos como este têm como objetivo facilitar o acesso e o escoamento da produção. “Investir na pavimentação das agroestradas é fomentar o desenvolvimento econômico da nossa região. Estamos alinhados com os produtores e Governo do Estado, elaborando projetos pra viabilizar novas parcerias”.

 

Linha 13
Recentemente, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras elaborou um projeto para a pavimentação de 18,7 km da Linha 13. O documento deve ser protocolado na Sinfra nos próximos dias.

 

Contratação de Projetos
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou no dia 11 deste mês o Pregão Eletrônico nº 121/2021. O documento trata da contratação de empresa especializada na elaboração de projetos de infraestrutura de estradas rurais de Lucas do Rio Verde.

 

O anexo do edital, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, traz o mapa com as vias rurais em estudo para serem pavimentadas. Segundo o documento, a previsão é que sejam atendidos trechos de estradas como as Linhas 07, 11, 13, 17, 18, 19, 20, 21, 23, 25, 29 e 33.

 

Ao todo, o projeto contratado prevê a pavimentação de 168 km de vias rurais, além da construção de pontes que dão acesso às comunidades como São Cristóvão, Groslândia, Itambiquara e outras localidades.

 

A licitação foi homologada e a ata de registro de preço foi assinada pela empresa vencedora, que deve iniciar a elaboração dos projetos a partir de agora.

 

Foto: Ascom Prefeitura