Sesp-MT assina convênio para instalação de vídeomonitoramento em Jaciara

0
53
Assinatura de convênio para instalação de Sistema de Monitoramento em Jaciara - Foto por: Sesp

Os moradores de Jaciara (145 km de Cuiabá) vão contar com serviços de segurança pública mais eficientes a partir de 2022, com a instalação de 15 câmeras de vídeo monitoramento na cidade. Para isso, a prefeita do município, Andréia Wagner e o Secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, assinaram nesta segunda-feira (22.11) um convênio no valor de R$ 1,6 milhão para implantação do sistema no município.

Para execução do projeto, a Secretaria vai custear a metade do valor, a outra parte é proveniente de emendas do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi. O projeto de implantação foi elaborado pela Polícia Militar do município, que identificou os pontos críticos de violência para a instalação das câmeras de monitoramento a fim de reduzir os casos em Jaciara.

O projeto inclui a instalação de 10 câmeras do modelo Optical Character Recognition (OCR) que permite converter imagens em banco de dados de informações pesquisáveis. As outras cinco câmeras serão do modelo Speed Dome que é giratória e capaz de captar imagens noturnas e em diferentes ângulos do ponto instalado. Somente as câmeras estão avaliadas em quase R$1,1 milhão.

O secretário Alexandre Bustamante destacou que os moradores de Jaciara serão beneficiados com a nova qualidade dos serviços de segurança à população com auxilio dessa tecnologia. “Com esse sistema será possível fazer segurança com inteligência. Vai acelerar a resposta da polícia militar nas ruas e até nas investigações da Polícia Civil. Vamos melhorar o serviço de segurança prestado aos moradores”, elencou.  

O comandante da 7 ª CIPM de Jaciara, Handson Freitas, acredita que com o auxílio desse sistema a população da cidade vai contar um poder de resposta mais rápido contra os crimes. “Com essa tecnologia, nós vamos ter maior controle de entrada e saída de veículos na BR-070. Vamos otimizar o serviço policial nas ruas e com isso reduzir os índices criminais, principalmente roubos de carga e a comércio”, elencou.

A prefeita do município, Andréia Wagner, agradeceu a parceria com a secretaria e destacou que os moradores da cidade terão mais segurança a partir da implantação desse sistema. “Essa é uma vitória para a nossa segurança. Esse sistema vai mudar a realidade da segurança da nossa cidade e vamos oferecer mais tranquilidade para a população”, disse a prefeita de Jaciara.

Fonte: Willian Silva Sesp-MT
Crédito de imagem: Assinatura de convênio para instalação de Sistema de Monitoramento em Jaciara – Foto por: Sesp