Acadêmicos da UAB/UFMT apresentam cases relacionados às políticas públicas

0
59
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) realizaram, na manhã deste sábado (27), a apresentação de estudo de casos sobre as experiências, sendo elas boas ou não, nas políticas públicas da educação. Em Lucas do Rio Verde, a unidade é uma extensão das universidades Federal e Estadual de Mato Grosso e Instituto Federal – UFMT / Unemat/IFMT, e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

 

A atividade desenvolvida pelos 28 alunos do curso faz parte do conteúdo programático de encerramento da disciplina de Políticas Públicas I. Foram seis casos estudados de diversas regiões do Brasil.

 

Na apresentação, os acadêmicos tiveram que apontar o que foi positivo naquela situação analisada, dentro do contexto de política pública (não partidária) pensada no bem comum. A coordenadora da UAB Lucas do Rio Verde, Juliana Gonçalves, destaca que a proposta da atividade vai ainda mais além.

 

“A educação vai além dos portões da escola. Formar cidadãos críticos é o grande objetivo para que tenhamos uma sociedade com mais empatia e equidade”, disse Juliana.

 

A apresentação do estudo marca também a retomada dos encontros presenciais da unidade. A coordenadora se mostrou otimista. “As expectativas são ótimas. A gente espera que cada vez mais retornem esses encontros presenciais, assim como as aulas, as provas, movimentando tudo por aqui novamente”.

 

Quem também está otimista com o retorno das atividades presenciais é Lucieide Oliveira. Ela é formada em Publicidade e Propaganda e busca agora com a UAB uma segunda graduação. “Eu acredito que esse retorno é de suma importância. Nós começamos o curso no final do ano passado e, por conta das aulas remotas, hoje estamos conhecendo os colegas presencialmente”.

 

Elaine Lovatel, secretária de Educação, esteve presente e destacou a importância desses novos profissionais em formação para a cidade. “Daqui quatro anos esses 28 alunos vão se formar e a gente espera que eles venham somar com o público pedagogo das redes municipal e particular que tanto precisam”.

 

Sobre a UAB
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.

 

Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

 

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

 

Em Lucas do Rio Verde, a UAB está presente desde 2009 e, atualmente, oferece cursos em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bacharelado em Administração Pública, Licenciatura plena em Matemática e Sistemas para Internet, além de graduação em História.

 

Já na pós-graduação, há o curso de Ciências no Ensino Fundamental do programa ‘Ciência é Dez’, Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais, Informática, entre outros.

 

Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior