sexta-feira, 26 abril 2024
Início Cidades Sorriso aplicou mais de 4,2 mil doses de vacinas em crianças e...

Sorriso aplicou mais de 4,2 mil doses de vacinas em crianças e adolescentes

0
67

Foi uma semana agitada em todas as salas de vacina dos PSFs de Sorriso. De segunda à sábado (já incluindo os dados do dia 2º  D de Multivacinação realizado no sábado, 27) foram aplicadas 4.240 doses de vacinas para o público-alvo de recém nascidos até adolescentes de 15 anos de idade. Isso significa que mais crianças sorrisenses estão protegidas de doenças como poliomielite, catapora, caxumba, HPV e meningite, dentre outras enfermidades.

O secretário de saúde, Luís Fábio Marchioro, frisa o comprometimento dos pais e responsáveis em atender o chamado e levar as crianças para a imunização. “Foi uma semana de movimento intenso para nós, mas as famílias estão de parabéns pela preocupação com a saúde das crianças e com o comparecimento em massa para a imunização”, pontua.

E para quem não conseguiu tirar um tempinho e levar os filhotes para imunizar, vale lembrar que independente do dia D, no Município, todas as unidades de saúde continuam ofertando essas vacinas, pois todas constam do calendário normal de imunizações. A única exceção é a vacina da BCG que tem estoque garantido até amanhã, 30 de novembro. Então, confira agora mesmo o cartão do seu filho e se estiver faltando aplicar a BCG, aproveite e vá ao PSF mais próximo.

Também é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, em andamento nesta semana, as escolas municipais exigem a caderneta vacinal atualizada. Hoje, Sorriso conta com mais de 16 mil alunos matriculados na rede municipal.

 

Confira as vacinas disponíveis nos PSFs:

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Também estão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Além da vacina contra a gripe para quem tem mais de seis meses e ainda não foi imunizado.

Autor: Claudia Lazarotto
Crédito de imagem: Arquivo/Decom