Convênio garante bolsas de estudo no ensino superior a membros da agricultura familiar

0
116
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde assinou, na manhã desta segunda-feira (08), a renovação do termo de convênio com a Faculdade La Salle, que garante a oferta de bolsas de estudo integrais (100%) para os membros da agricultura familiar. O projeto, que está em vigor desde 2017, foi renovado por mais quatro anos.

De acordo com o documento, será concedida uma bolsa de estudo por ingresso anual no curso de graduação em Agronomia. Atualmente, quatro alunos integram o projeto. Unir a prática do dia a dia de uma propriedade produtiva com a teoria é um dos objetivos, promovendo inclusive a troca de saberes entre o estudante que já possui vivência no campo, aponta a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Para ter acesso à bolsa é preciso atender requisitos, como cumprir carga horária de 20 horas semanais em atividades voltadas ao curso de agronomia e à agricultura familiar, atividades de extensão na universidade, além de atividades na comunidade onde o estudante reside.

Para comprovar os avanços do projeto, todo o andamento das atividades é registrado por meio de relatórios entregues à faculdade. Um dos estudantes beneficiados com o programa é o jovem Jean Marcos de França, que explica que o acesso à universidade só foi possível pelo projeto.

“Surgiu a oportunidade dessa bolsa e eu decidi agarrar. A minha família já trabalha com feira, no ramo de hortaliças. Não me imagino fazendo outra coisa, pretendo até mais para frente fazer um mestrado ou doutorado”, contou o integrante da agricultura familiar.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, explica que o projeto passou por algumas reformulações para que fosse continuado, de modo a oferecer ainda mais suporte ao aluno, que deve cumprir com todas as responsabilidades durante a vigência do projeto.

“Nosso intuito foi de que o bolsista tenha mais opções para adquirir a qualificação, poder colocar a mão na massa mesmo. O aluno fará o seu trabalho junto de nossos técnicos. É um ganho muito importante, uma grande contribuição para todos”, disse a secretária.

Durante a assinatura, o prefeito Miguel Vaz sugeriu aos representantes da universidade a criação de uma escola que possibilite formação agrícola, com foco para o desenvolvimento da economia local, bastante pautada pelo agronegócio.
“Essa parceria é um enorme ganho. Esse projeto vem se fortalecendo e forma mão de obra de qualidade para o nosso município. Sugerimos a criação dessa escola técnica, de ensino médio, para qualificar profissionais para o agronegócio como um todo”, apontou o prefeito Miguel.

“Vamos estudar essa possibilidade, da abertura de uma escola nova no município, exclusivamente para o ensino agrícola de nível técnico”, destacou o reitor da La Salle, Marcos Antônio Corbellini.

Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque