Com objetivo de promover a preservação e conservação das áreas verdes do município, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza deste ontem (11) uma força tarefa para remover o lixo despejado irregularmente às margens da reserva do Parque Municipal Natural Florestal de Sinop.
Até a manhã de hoje (12) pouco mais de 3 toneladas de entulhos já foram retirados. A gestora da pasta, Ivete Mallmann, orienta a população para fazer o descarte correto para evitar degradação do meio ambiente e preservar as áreas verdes da cidade.
“Sinop é uma cidade privilegiada. Temos diversas áreas verdes dentro do município, inclusive com animais selvagens, que promovem um ambiente mais saudável e que melhora a saúde da população. Por isso pedimos a comunidade que evite lançar qualquer tipo de lixo, mesmo os orgânicos, nas áreas verdes ou em lotes vazios para evitar que qualquer material contaminado degrade a natureza. Esses lixos causam problemas de saúde como dengue, zika e chikungunya, por propiciar a procriação de mosquito”, disse.
Ivete lembra que “o município dispõe de uma local adequado para recebimento desse tipo de material, que é o depósito de resíduos sólidos. A população pode reunir seus entulhos e levar para o depósito. Isso evita impacto negativo à natureza e também aspecto de abandono da cidade com entulhos acumulados na área urbana”.
Além dessa ação, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos também realizou a remoção de toneladas de lixos descartados à beira da Estrada Áurea. Todo tipo de lixo é possível identificar no local, desde restos de construção, galhos de árvores até móveis velhos.
A Lei Complementar 116/2015, que trata do Código Municipal de Meio Ambiente, determina que descartar qualquer material em locais não regulamentados para esse fim, é crime ambiental e passível de multas. As denúncias podem ser feitas pela população de forma presencial na própria secretaria, também por meio do aplicativo de mensagens instantâneas no (66) 9.9651-2891, por ligação no (66) 3531-3499 ou ainda no disk denúncia no 0800.647.6900.
O Código do Meio Ambiente de Sinop estipula que as multas para quem descumprir a lei variam de 100 Unidades de Referência (UR) à 10.000.000 de UR. Em 2021, cada unidade custa R$ 2,95.
Autor: Roneir Corrêa
Fonte: Assessoria da Prefeitura