Sema e UFMT lançam livros sobre Estação Ecológica do Rio Ronuro

0
62
O Livro sobre a Estação Ecológica do Rio Ronuro será distribuído inicialmente para as escolas da região - Foto por: Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançaram dois livros sobre a Estação Ecológica (ESEC) do Rio Ronuro. O evento aconteceu na tarde de terça-feira (30.11) no auditório da Sema, Arne Sucksdorff, em Cuiabá. As obras abordam a biodiversidade, história e importância socioambiental da Unidade de Conservação Estadual.

 

O projeto começou em 2010, no Parque Ecológico do Cristalino, com o lançamento do livro em 2015. Estão sendo desenvolvidas atividades também no Parque Estadual do Xingu. “A tendência é que a gente possa lançar livros de todas as unidades de conservação do estado de Mato Grosso para fomentar o ecoturismo, geração de renda das comunidades vizinhas e ter um conhecimento de nossa biodiversidade”, explica o professor Domingos de Jesus Rodrigues, do campus da UFMT de Sinop.

 

O Livro sobre a Estação Ecológica do Rio Ronuro será distribuído inicialmente para as escolas da região, por meio de um trabalho de educação ambiental e universidades. Também estará disponível um link para ser baixado por PDF no site MT Ciência. “A importância deste tipo de trabalho é que se leva para comunidade informações que não são cientificas, porque o livro é passado para uma linguagem acessível ao público leigo”, pontua o professor, que é também um dos autores da obra.

 

ESFORÇO CONJUNTO

A Secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, agradeceu o esforço conjunto para a concretização do trabalho, com Sema, por meio do corpo técnico da coordenadoria de Unidades de Conservação, professores da UFMT e os apoiadores financeiros entre eles o programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa, através do deputado Dilmar Dal Bosco.

 

“Foi um esforço de muitos para que pudéssemos ter hoje um material tão importante e tão rico de informação do que temos dentro da Estação Ecológica Rio Ronuro. As pessoas que estão ali no entorno conhecer de fato qual é a riqueza que se tem em biodiversidade naquele patrimônio”, afirmou Luciane.

 

 

O reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, reforçou a importância da população ter acesso a esse material, ver o que ocorre em sua região. “É importante não apenas para o meio ambiente, mas para a sociedade, economia, política e desenvolvimento cientifico tecnológico. Fico feliz de ter várias entidades envolvidas na produção do livro, que formaliza um trabalho formidável dos pesquisadores do estado”.

 

Representando o Ministério Público, um dos principais órgãos apoiadores, o promotor de Justiça do MPE de Sinop, Pompilio Paulo Azevedo da Silva Neto, ressaltou que o órgão atua em defesa da sociedade e apoia obras que tais como essas promovem conhecimento e defesa do meio ambiente.  “Sempre que pudermos estaremos de mão dadas com a produção acadêmica e cientifica para atingir esse objetivo de produção de conhecimento”.

 

A ESEC Rio Ronuro está localizada em Nova Ubiratã. O secretário de meio ambiente do município, Nédio José Pedra Júnior, exaltou a sua importância para a região. “Nosso município recebe ICMS ecológico, um valor destinado por ter essa Estação Ecológica. O projeto é importante porque leva para as pessoas a biodiversidade e a importância de ter essa Unidade de Conservação que fomenta o turismo,  comercio local e diversas outras unidades produtivas”.

 

Também fizeram parte do dispositivo o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a superintendente de Biodiversidade da Sema, Gabriela Priante e a Gerente da ESEC Rio Ronuro, Josiane Godoy.

 

Biodiversidade da Estação Ecológica do Rio Ronuro – O livro tem 480 páginas dividido em 21 capítulos com informações em português e inglês. A publicação fala sobre a importância socioambiental da Unidade de Conservação e traz detalhes da flora e fauna local.

Espécies Arbóreas Estação Ecológica do Rio Ronuro –  O livro de 90 páginas é recheado de fotos e informações sobre a vegetação que compõe a Unidade de Conservação

 

Fonte: Renata Prata Sema/MT
Crédito de imagem: O Livro sobre a Estação Ecológica do Rio Ronuro será distribuído inicialmente para as escolas da região – Foto por: Sema-MT